A equipa científica da FeNIL (Federação Nacional de Indústrias Lácteas espanhola) realizou uma revisão de estudos sobre a relação lacticínios/desporto.

Entre as conclusões, destaca o papel dos lacticínios:

1. Na rehidratação

O leite contém água e sais minerais. Para além disso, os lacticínios dão lugar a um esvaziamento gástrico mais lento do que outras bebidas, o que facilita um aporte constante de líquidos e sais minerais.

2. No aumento da massa muscular e na perda de gordura

A formação de proteínas corporais a partir das proteínas da alimentação é favorecida com as de absorção lenta.

3. No aumento da resistência física

A presença de gorduras nos lacticínios aumenta a concentração de ácidos gordos circulantes no sangue, aumentando a resistência. Para além disso, o conteúdo de sacarose láctea aumenta a reposição de glicogénio, a reserva de energia.

4. Na atenuação dos danos musculares

A ingestão de lacticínios favorece a recuperação muscular em menor espaço de tempo, bem como a produção de glicogénio, reduzindo o dano da fibra muscular.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.