Uma via para activar o metabolismo é fazer desporto, já que aumenta o gasto calórico, e o melhor é fazê-lo de forma constante. Ir ao ginásio de quando em vez não é a solução. O ideal é combinar exercícios de musculação, como os pesos e os abdominais, com uma actividade aeróbica, como nadar, correr ou caminhar rapidamente.

Os primeiros devem ser realizados, pelo menos, três vezes por semana. Lembre-se que uns músculos bem tonificados precisam de mais energia para se manter e assim o gasto calórico aumenta. O exercício aeróbico deve ser moderado e diário e realizar-se durante 40 minutos. Com ele consegue-se manter o peso, mas não perdê-lo.

Lembre-se que a duração e intensidade do desporto deve adequar-se à sua idade e estado de saúde. Se está a começar aumente gradualmente.

Exercício à sua medida

Corpo tipo maçã

Caracteriza-se pela predisposição para acumular gordura em volta da cintura e no abdómen e não tanto nas coxas.

A dieta

Perde volume com facilidade com uma dieta hipocalórica e exercício regular. Não se esqueça que tem uma maior predisposição para contrair doenças cardiovasculares, ter a pressão arterial alta, diabetes.

O exercício

Os abdominais estão recomendados, mas o importante é fazer exercício com regularidade.

Corpo tipo pêra

Acumula a gordura em redor da ancas, glúteos e coxas. É mais difícil perder peso, mas está menos propensa a sofrer do coração.

A dieta

A dieta não é suficiente para reduzir o volume nessas zonas, mas pode ser a chave para evitar a acumulação adiposa. Coma cinco vezes por dia e beba muita água. Não passe muitas horas em jejum e não se esqueça do pequeno-almoço, que é o momento do dia em que pode cometer alguns pecados.

O exercício

Se tem pouco tempo pode usar uma bicicleta estática, com a qual se deve exercitar pelo menos 35 minutos por dia. É importante que o exercício seja suave e contínuo, sem fadiga. O treino com pesos pode ajudar a refirmar as zonas com celulite.

Exercício para ele e para ela

Tanto para os homens como para as mulheres é conveniente praticar desporto cardiovascular de intensidade moderada. No ginásio pode ser bicicleta estática, aeróbica; no exterior corridas e bicicleta.

Praticar três dias por semana com aparelhos é o ideal, quanto ao treino cardiovascular, este deve ser feito quatro vezes por semana.

Homem

Devido à sua constituição, a gordura tende a
acumular-se na barriga. São adequados todos os exercícios que mantenham
as pulsações constantes, como os da musculação, especialmente os que
trabalham os abdominais e a zona lombar.

Desportos

Natação, step, aeróbica, yoga e pilates são completos e favorecem a flexibilidade.

Mulher

Para ela são mais úteis os exercícios de cintura e glúteos que trabalham os abdutores.

Desportos

Natação, step, aeróbica, yoga, Pilates são completos e favorecem a flexibilidade.

O circuito típico

Comece com os exercícios de
tonificação e aquecimento, depois passe para os aparelhos e depois fazer
o trabalho cardiovascular. A duração mínima deve ser uma hora.

Com
menos apenas conseguirá o reduzir a gordura. O organismo necessita de 45
minutos para queimar a glicose e começar a retirar os depósitos de
gordura.