Lá por que não passa sem dar uma trincadela em qualquer coisa doce, isso não quer dizer que não pode seguir um regime de restrição alimentar para perder peso. Teresa Branco, fisiologista do controlo do peso, propõe uma dieta que inclui alguns alimentos mais açucarados. Siga o plano alimentar para um dia que é sugerido. Para quem não resiste a doces mas, ainda assim, pretende emagrecer, temos uma alternativa.

Para essas pessoas, o chef Olivier sugere arroz doce com frutos silvestres. Este é o plano alimentar para um dia, com 1.600 calorias, que deve seguir e que deve procurar adaptar ao longo dos diferentes dias da semana:

Pequeno-almoço

A primeira refeição do dia deve ser constituída por um copo de leite magro, uma fatia de pão escuro, uma fatia de queijo magro e uma peça de fruta.

Meio da manhã

Duas tostas integrais e um iogurte magro é a refeição intermédia que deve fazer.

Almoço

Além de uma sopa de legumes sem batata, deve ingerir carne ou peixe, sem molho, numa porção do tamanho da palma da mão, acompanhados com uma chávena almoçadeira de legumes frescos, cozidos ou estufados. Termine com uma pequena taça de arroz doce ou aletria.

Meio da tarde

Nesta fase intermédia, ingira uma fatia de pão escuro com fiambre magro e uma chávena de chá sem açúcar. Poderá usar adoçante, caso prefira uma bebida mais adocicada.

Jantar

A regra é a mesma. Depois de uma sopa de legumes sem batata, opte por carne ou peixe, sem molho, numa porção do tamanho da palma da mão, com legumes frescos, cozidos ou estufados, não ultrapassando uma chávena almoçadeira, podendo juntar ainda duas colheres de sopa de arroz. Termine com dois quadrados de chocolate negro.

Ceia

Antes de dormir, ingira uma chávena de chá de ervas e duas tostas integrais.

As recomendações da especialista

Para alcançar o resultado pretendido, reparta as refeições ao longo do dia. Longos períodos sem comer aumentam não só o apetite como a vontade de ingerir de doces. Mesmo que o valor calórico diário ingerido seja o recomendado, não exagere nos doces. "Uma alimentação rica em açúcares, ainda que controlada caloricamente, não é saudável", sublinha Teresa Branco, fisiologista do controlo do peso.

Texto: Vanda Oliveira com Teresa Branco (fisiologista do controlo do peso)

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