Antes de entrar na cozinha, organize-se e escolha as técnicas e ingredientes adequados. Tudo se tornará mais fácil e muito saudável e nutritivo.

1. Bater, triturar, picar

Um robô de cozinha é liquidificadora e batedora ao mesmo tempo e, portanto, mistura, tritura e pica, até, gelo. É ideal para fazer purés, sopas, batidos num segundo.

Se quiser ir ainda mais além, experimente a Bimby. É o Rolls-Royce dos robôs de cozinha, uma vez que adiciona a estas funções a capacidade de cozinhar, fazer iogurtes, massa de pão, gelados e até cozer a vapor.

2. Jantar expresso

Macedónia congelada, batatas cozidas, uma lata de atum ao natural, uma embalagem de delícias do mar. Tenha estes produtos à mão e tempere-os com azeite e limão ou vinagre. Pode fazer pratos originais, saborosos e muito saudáveis. E até passar por uma grande anfitriã.

3. Dessalgado rápido

O bacalhau seco é saudável e saboroso mas tem o inconveniente de ter de ser demolhado algumas horas (melhor se for durante toda a noite) antes de ser cozinhado. Se se esqueceu de o fazer, coza-o em leite durante cinco minutos e escorra-o muito bem. Não ficará nem uma pitada de sal.

4. Picar alhos num segundo

Não gaste mais tempo na tarefa de descascar e picar alhos para refogar os seus pratos. Com um espremedor de alhos pressione e está pronto! E as suas mãos não ficam a cheirar mal. Ou, melhor ainda, compre-os já descascados e picados e guarde-os no congelador (estão sempre prontos a usar).

5. Papillote e ao vapor

Os métodos culinários mais saudáveis são, sem dúvida, os que não incluem gorduras saturadas. Opte por carnes e peixes no forno ou em papillote (em papel vegetal ou de alumínio) ou por verduras ao vapor, grelhadas ou no wok, que é a forma ideal e, sobretudo, mais saudável, de fazer uma refeição para várias pessoas.

Texto: Madalena Alçada Baptista

 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.