SAPO LIFESTYLE: O que é a proteína do soro de leite?

Alexandra Bento: As proteínas do soro de leite, também conhecidas como proteína whey, são proteínas que podem ser extraídas durante o processo de fabricação do queijo.

SAPO LIFESTYLE: Mas o que é que a distingue dos outros tipos de proteínas?

Alexandra Bento: As proteínas do soro de leite possuem alto valor nutricional, contendo elevado teor de aminoácidos essenciais, especialmente os de cadeia ramificada. Também apresentam alto teor de cálcio e de peptídeos bioativos do soro.

As frações, ou peptídeos do soro, são constituídas por beta-lactoglobulina, alfa-lactoalbumina, albumina do soro, imunoglobulinas e glicomacropeptídeos.

A proteína do leite bovino contém cerca de 80% de caseína e 20% de proteínas do soro, percentagens estas que podem variar em função da raça do gado, da ração fornecida e do país de origem. As proteínas do soro de leite são ricas em cálcio (aproximadamente 600mg/100g) e praticamente isentas de lactose.

SAPO LIFESTYLE: Quem é que a deve tomar?

Alexandra Bento: A grande maioria dos indivíduos consome proteínas do soro de leite ao longo da sua vida. Vários estudos recentes demonstram a sua grande aplicabilidade nos desportistas, com possíveis efeitos sobre a síntese proteíca muscular esquelética, redução da gordura corporal, assim como na modulação da adiposidade, e melhoria do desempenho físico.

Entre os possíveis benefícios destacam-se os seus efeitos hipotensivo, antioxidante e hipocolesterolemico.

SAPO LIFESTYLE: E quem é que não a deve tomar?

Alexandra Bento, Nutricionista
Alexandra Bento, Nutricionista créditos: DR

Alexandra Bento: A proteína do soro de leite não deve ser consumida por indivíduos que tenham intolerância a esta proteína. Apesar de estar presente em pequenas quantidades, também existe lactose na proteína do soro de leite, pelo que indivíduos com intolerância à lactose devem procurar aconselhamento para perceber se poderão, ou não, integrar esta proteína na sua alimentação.

SAPO LIFESTYLE: Como é que a proteína do soro de leite atua no corpo humano?

Alexandra Bento: Existem diferentes vias pelas quais as proteínas do soro de leite favorecem a hipertrofia muscular e o ganho de força, optimizando, dessa forma, o treino e o desempenho físico. A quantidade e o tipo de proteínas ou de aminoácidos fornecidos após o exercício influenciam a síntese proteíca. Estudos têm mostrado que os aminoácidos essenciais, especialmente a leucina, são necessários para estimular a síntese proteica.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.