Foi considerada por especialistas internacionais uma das melhores dietas do mundo. Indicada para quem quer não só perder peso como proteger a saúde e está motivado para reaprender a comer e a alterar maus hábitos. Para sempre.

Nas primeiras duas semanas poderá emagrecer entre 2,7 e 4,5 quilos. Numa segunda etapa, até um quilo por semana até atingir o seu objetivo de perda calculado. 

Em paralelo, este método favorece a prevenção da diabetes, hipertensão, doença cardiovascular e apneia do sono, problemas associados. Mais do que uma dieta de emagrecimento, assume-se como uma abordagem comportamental, com duas fases de atuação. A fase Lose it e a fase Live it. 

Na primeira, que decorre ao longo de duas semanas, terá de abdicar de cinco maus hábitos (como comer a ver televisão), implementar cinco rituais saudáveis (como a prática diária de, pelo menos, 30 minutos de exercício) e, ainda, adicionar cinco estratégias positivas (como passar a escrever o que come, o exercício que faz e os seus objetivos). 

Na segunda fase, seguindo as regras da pirâmide alimentar da Mayo Clinic, em vez de contar calorias, irá aprender a gerir as porções do que come e a planear os seus menus. A partir daqui, poderá conseguir perder até um quilo por semana até atingir o seu objetivo.

Ponto positivo

Quem não resiste a frutos e legumes não tem problemas em seguir esta dieta para perder peso. «Tem em conta o aspeto comportamental da perda de peso, essencial para a manutenção da dieta e dos seus objetivos, permite o consumo ilimitado de snacks de frutas e vegetais», comenta Alva Seixas Martins.

Ponto negativo

A anotação diária do que se come e a obrigatoriedade da prática diária de exercício físico pode desencorajar algumas pessoas. Além disso, para poder seguir esta dieta à risca, terá de comprar o livro «The Mayo Clinic Diet Book - An essential guide», disponível no site www. mayoclinic.com.

O consumo ilimitado de fruta previsto neste regime «pode aumentar temporariamente os níveis de açúcar e de alguns lípidos no sangue, pelo que pessoas que sofram de diabetes ou outras doenças devem falar com o seu médico antes de optar por esta metodologia», aconselha a Mayo Clinic.

Porções diárias para uma ingestão diária de 1.200 calorias

Doces: Até 75 calorias por dia
Gordura: 3 a 5 doses
Proteínas/laticínios: 3 a 7 doses
Hidratos de carbono: 4 a 8 doses 
Fruta: Ilimitado (no mínimo 3 doses)
Hortícolas: Ilimitado (no mínimo 4 doses)
Exercício: Diariamente

Menu para um dia

Pequeno-almoço
1 iogurte magro com uma peça de fruta misturada

Almoço
1 lata grande de atum em água + 4 chávenas de massa + 2 chávenas de cenoura e curgete aos cubos + 4 colheres (de sopa) de maionese magra + 1 laranja pequena

Jantar
1 fatia de pizza com 10 cm + 2 chávenas de alface + ½ chávena com tomate às fatias, cebola roxa e cogumelos + 2 colheres (de sopa) de molho vinagrete

Snacks permitidos

Estes são os alimentos recomendados para as pausas matinais e para os lanches:

- 1 maçã pequena às fatias
- Pode, ainda, incluir uma bebida sem calorias em cada refeição

Texto: Nelma Viana com Alva Seixas Martins (nutricionista)

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