O serviço “personalizado” e a rapidez no atendimento, aliados à contenção de custos com medicamentos e exames complementares de diagnóstico são vantagens que utentes e profissionais da Unidade de Saúde Familiar Valongo destacam nestes cinco anos de funcionamento.

“Não há filas”, “não há esperas longas, nem para ser atendido nem para marcação de consultas” e “mudou para muito melhor”, testemunham utentes desta USF, que também não poupam elogios à equipa de profissionais, no seu conjunto.

Ouvido pela Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Valongo que integra também a comissão de utentes da USF disse não ter conhecimento de nenhuma queixa fundamentada em relação ao funcionamento e à equipa daquela unidade de saúde.

“Como autarca e, sobretudo, como utente posso garantir que a mudança foi para muito melhor. Não será por acaso que já foi classificada como a melhor do país”, sustentou.

Em 04 de setembro de 2006 foi pioneira no início de funcionamento em conjunto com mais três USF (Nascente, em Gondomar, São João de Sobrado (Valongo) e Condeixa), iniciando no terreno esta reforma dos cuidados de saúde primários. Há um ano voltou a salientar-se ao transformar-se na primeira USF a ser certificada.

O processo de certificação, que culminou em setembro de 2010, decorreu segundo o modelo desenvolvido pela Agência de Qualidade em Saúde da Andaluzia, adotado pela Direcção Geral de Saúde como o sistema oficial de acreditação das instituições do Serviço Nacional de Saúde.

O grupo da USF Valongo é constituído por 22 elementos: oito médicos, oito enfermeiros e seis secretárias clínicas.

Em maio de 2008 passou a Modelo B, também no 1.º dia de início deste tipo de Modelo de USF.

05 de setembro de 2011

Fonte: Lusa

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.