Em risco extremo estão as regiões de Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Viseu e Vila Real.

O instituto colocou também as regiões de Aveiro, Braga, Porto, Sines, Porto Santo, Viana do Castelo, Santa Cruz das Flores e Horta em risco muito alto.

O instituto prevê, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até ao meio da manhã e para o final do dia, e aumento temporário de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior norte e centro, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

Leia também: 10 alimentos que o protegem do sol

Saiba ainda10 cuidados para evitar os efeitos do calor na saúde

Está também previsto vento fraco, soprando moderado do quadrante leste no Algarve e de noroeste na faixa costeira ocidental, em especial durante a tarde, possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral a norte do Cabo Raso, pequena subida da temperatura mínima e subida da máxima nas regiões do norte e interior centro.

Para a Madeira, a previsão aponta pata períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul e vento fraco a moderado de norte.

Para os Açores prevê-se céu muito nublado com boas abertas ao longo dia, aguaceiros na madrugada, neblinas ou nevoeiros e vento norte moderado a forte.

Clique em página seguinte para ver as temperaturas

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 19 e 31 graus Celsius, no Porto entre 16 e 25, em Viana do Castelo entre 15 e 26, em Viseu entre 18 e 33, em Bragança entre 16 e 34, na Guarda entre 17 e 31, em Coimbra entre 16 e 30, em Castelo Branco entre 21 e 35, em Santarém entre 17 e 35, em Évora e Beja entre 19 e 37, em Faro entre 21 e 30, no Funchal entre 20 e 25, em Ponta Delgada e na Horta entre 17 e 21 e em Santa Cruz das Flores entre 16 e 20.