O exercício físico é bom em qualquer momento do dia, mas a altura em que se obtêm os melhores resultados varia entre mulheres e homens, de acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos.
A pesquisa afirma que as mulheres queimam mais gordura corporal durante o exercício matinal, e os homens, à noite. Diferenças na produção hormonal, no relógio biológico e nos ciclos de sono entre os sexos podem influenciar o dispêndio calórico.
O estudo, que envolveu 30 homens e 26 mulheres — todos ativos e saudáveis e entre os 25 e 55 anos — durou 12 semanas e monitorizou os efeitos de um programa variado de condicionamento físico, que incluiu alongamentos, corrida e treino de resistência.
Um grupo exercitou-se por uma hora antes das 8h30 da manhã, enquanto o outro grupo seguiu as mesmas atividades à noite, entre 18h e 20h. Todos os participantes seguiram um plano de refeições especial.
Os cientistas testaram a pressão arterial e a gordura corporal de todos ao longo do estudo, bem como a sua flexibilidade, força e potência aeróbica no início e no fim.
Ao longo do teste de 12 semanas, todos apresentaram melhorias na sua saúde em geral e no desempenho, independentemente de quando se exercitaram.
"A melhor hora para o exercício é a que se encaixa na sua agenda", diz Paul Arciero, principal autor do estudo e professor de Saúde e Ciências Fisiológicas Humanas do Skidmore College, em Nova Iorque, e autor do livro "The PRISE Life: Protein Pacing for Optimal Health and Performance".
A investigação refere que as mulheres devem tentar fazer exercício de manhã se querem diminuir a pressão arterial e potenciar a perda de massa gorda, mas devem treinar ao final do dia se o objetivo é aumentar a massa muscular.
Já nos homens, qualquer hora do dia serve para ganhar músculo, mas o exercício ao final da tarde e noite é o ideal para diminuir o risco cardiovascular.
Comentários