
De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Lisboa, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro apresentam um índice de exposição de 8, ou seja, muito elevado.
Já os distritos de Aveiro, Braga, Porto, Viana de Castelo, apresentam índice de exposição de 7, ou seja, elevado. Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).
A Região Autónoma da Madeira tem um índice de exposição à radiação ultravioleta de valor 9, enquanto na Região Autónoma dos Açores, as ilhas Terceira e São Miguel apresentam um índice de exposição à radiação ultravioleta de 8 (muito elevado).
Para hoje, o instituto prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso, até meio da manhã. Durante a tarde, aumento de nebulosidade nas regiões do interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros.
Leia também: 10 alimentos que o protegem do sol
Veja isto: 10 cuidados para evitar os efeitos do calor na saúde
O vento será fraco, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro e durante a tarde, e moderado a forte de nordeste nas terras altas até meio da manhã. O instituto prevê ainda uma pequena subida da temperatura máxima para hoje.
Para os Açores, e para a generalidade das nove ilhas, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com abertas e aguaceiros fracos.
Já para a Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até ao final da manhã nas vertentes norte da ilha da Madeira, além de uma pequena descida da temperatura máxima.
Segundo o IPMA, as temperaturas máximas vão hoje atingir os 36 graus Celsius em Évora e Santarém; os 35 em Beja, Braga e Castelo Branco; 34 em Portalegre e Viseu; 33 em Vila Real; 32 em Faro, Bragança e Lisboa; 29 no Porto; 27 em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz; e 26 no Funchal.
Comentários