“Na Bexiga Mando Eu” é uma campanha pioneira em Portugal que conta com o apoio da Associação Portuguesa de Neurourologia e Uroginecologia (APNUG).

A ação contará com a presença da atriz Custódia Gallego, embaixadora da campanha, e ainda com a presença de profissionais de saúde que vão estar disponíveis durante os dois dias para esclarecer mitos e dúvidas de todos os visitantes sobre a doença e os seus sintomas, bem como prestar aconselhamento.

O principal objetivo desta campanha é informar e sensibilizar a população para a bexiga hiperativa e a possibilidade de controlar os sintomas e impacto que esta tem na qualidade de vida dos doentes.

A bexiga hiperativa caracteriza-se por episódios de urgência urinária - desejo repentino e inadiável de urinar, com pouco ou nenhum tempo para chegar à casa de banho -, geralmente acompanhada por número aumentado de micções durante o dia e também por uma ou mais micções durante a noite.

Estes sintomas podem ocorrer com ou sem perda de urina - incontinência urinária, situação que acarreta geralmente um impacto ainda maior na qualidade de vida do que a bexiga hiperativa sem perdas urinárias associadas.

Trata-se de uma situação muito frequente, atingindo cerca de 17% da população em geral e afetando, de igual forma, homens ou mulheres. Os doentes que apresentam este tipo de sintomas sofrem, geralmente, de limitação na sua atividade profissional ou na sua vida pessoal, evitando determinados locais ou situações nas quais o acesso à casa de banho é mais difícil.

Veja ainda: Como lidar com uma criança que faz chichi na cama?