As Jornadas "Médico Ativo Paciente Ativo" estão de regresso. O evento, que vai na sua 9.ª edição, tem colocado médicos e estudantes de medicina a praticar exercício físico.

"A iniciativa visa sensibilizar a classe médica para a importância do exercício físico como constituinte transversal nas estratégias de prevenção e tratamento é já incontornável no Panorama Nacional e muito contribuiu para que o aconselhamento de exercício físico se tivesse tornado parte integrante no cuidado médico", informa a organização das jornadas em comunicado.

Os 10 desportos que queimam mais calorias
Os 10 desportos que queimam mais calorias
Ver artigo

Arnaldo Abrantes, médico e atleta Olímpico em Londres 2012, refere que atualmente há uma "elevada inatividade física em Portugal". No entanto, admite que observa "sinais de mudança principalmente por haver cada vez mais profissionais de saúde sensíveis a este tema e às inúmeras ações e programas, como o Programa Nacional de Promoção de Atividade Física, que lutam diariamente para promover a atividade física dentro do dia-a-dia dos portugueses".

No dia 26 de outubro, em Lisboa, serão abordados vários temas, tais como: Qual o papel do médico/instituições médicas no Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física? O efeito do exercício físico na dor lombar? Como é que a prática clínica pode ser compatível com uma competição desportiva a um nível de alta competição? Quais os benefícios e os riscos do exercício extremo? E ainda abordar-se-ão as estratégias comportamentais para modificação do comportamento nos utentes.

Como já é habitual, os médicos terão ainda de se empenhar na prática para vivenciarem uma aula de treino de pilates clínico ou de HIIT (high intensity interval training).

8 exercícios para eliminar os excessos num ápice
8 exercícios para eliminar os excessos num ápice
Ver artigo

As jornadas contam com a participação de algumas individualidades nacionais especialistas em Medicina e Exercício, tais como o Prof. Doutor Hélder Dores (Cardiologia Desportiva do Sport Lisboa e Benfica), o Prof. Doutor Jorge A. Ruivo (Clínica das Conchas), o Dr. José Pedro Marques (Médico da Federação. Portuguesa de Futebol), Dr. Arnaldo Abrantes (Médico do Estoril Praia – Futebol, SAD) e o Prof. Doutor Rodrigo Ruivo (Clínica das Conchas, autor do Manual de Avaliação e Prescrição de Exercício Físico).

A organização do evento está a cargo da Clínica das Conchas e tem o apoio da European Lifestyle Medicine Organization e das Associações de Estudantes das Faculdades Médicas de Lisboa e da Universidade Lusófona.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.