A capacidade de praticar exercício físico é um fator-chave para a qualidade de vida e sobrevivência dos pacientes com insuficiência cardíaca. Porém, a maioria dos doentes com esta patologia do foro cardíaco é sedentária, porque precisa de mais energia para concluir um exercício.

Os investigadores da Universidade Purdue Indianapolis, nos Estados Unidos, analisaram o impacto do nitrato alimentar, na forma de suplemento de sumo de beterraba, na capacidade de praticar exercício físico em oito pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção.

10 conselhos médicos para ter um coração de ferro
10 conselhos médicos para ter um coração de ferro
Ver artigo

Em todos os pacientes analisados, o músculo cardíaco não conseguia contrair de forma eficaz, nem bombear sangue suficientemente rico em oxigénio.

Insuficientes cardíacos despendem de mais energia a fazer exercício

Cerca de metade dos pacientes com insuficiência cardíaca tem uma redução na fração de ejeção, apresentando uma respiração ofegante e um consumo máximo de oxigénio menor, ou seja, necessitam de mais energia do que o normal quando praticam exercício.

A toma do suplemento de beterraba resultou em aumentos significativos na duração do exercício físico, na capacidade máxima e no consumo máximo de oxigénio durante o exercício. No entanto, estas melhorias não foram acompanhadas de alterações na resposta respiratória dos pacientes, nem na eficácia do exercício físico.

"As anormalidades nas respostas ao exercício aeróbico desempenham um papel importante na incapacidade, perda de independência e pior qualidade de vida que acompanham a insuficiência cardíaca", comenta Andrew Coggan, co-autor do estudo, numa nota apensa ao mesmo.

O investigador considera que os resultados sugerem que este tipo de suplementação poderá fazer a diferença no tratamento da intolerância ao exercício físico nos pacientes com insuficiência cardíaca.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.