Um estudo recente, conduzido por cientistas da renomada Universidade de Cambridge, no Reino Unido, analisou dados de mais de 30 milhões de adultos ao longo de 10 anos. O objetivo era entender como a quantidade de exercício afeta o risco de doenças cardiovasculares e morte prematura. Os resultados, publicados no British Journal of Sports Medicine, são impressionantes.

Os participantes que realizaram o mínimo recomendado de 150 minutos de atividade física aeróbica por semana - ou seja, apenas 22 minutos por dia - reduziram o seu risco de morte em 31% e o risco de doenças cardiovasculares em 29%. Mas aqui está a grande surpresa: mesmo quem fez metade dessa quantidade mínima - ou seja, 11 minutos por dia - ainda obteve resultados impressionantes. Houve uma redução de 23% no risco de morte prematura e 17% no risco de doenças cardiovasculares.

"Essa é uma descoberta que todos deveriam conhecer. A atividade física é a chave para uma vida mais longa e saudável, e agora sabemos que mesmo uma pequena dose diária pode fazer uma grande diferença. Isso anima aqueles que não fazem exercícios, pois não tem horas e horas livres durante o dia para gastar na academia", ressalta Joicy Vanessa em comentário ao estudo.

Benefícios vão além da prevenção de doenças

A especialista informa que os benefícios vão além da prevenção de doenças. O exercício regular também melhora a composição corporal, a resistência à insulina, a função física e fortalece o sistema imunitário. A sua saúde pulmonar, cardíaca e estética também podem beneficiar. Não importa se já é uma pessoa ativa ou está apenas a começar a sua jornada fitness. Todos podem aproveitar esses preciosos 11 minutos de exercício diário. Afinal, como enfatiza Joicy Vanessa, "fazer pouco exercício é sempre melhor do que não fazer nada".

Então, que tal trocar o carro por uma caminhada ou pedalada até o trabalho? Ou aproveitar momentos de diversão ativa com os seus filhos ou amigos? O importante é encontrar atividades que ame e que se encaixem perfeitamente na sua rotina. Há diversas formas de incorporar o exercício de forma criativa na sua vida quotidiana.

“Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje! Dedique 11 minutos diários ao seu bem-estar e colha os frutos de uma vida mais saudável. Você merece esse investimento em si mesmo. A mudança começa com pequenos passos, e poucos minutinhos são um excelente começo", finaliza a educadora.

Lembre-se sempre de consultar seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios e ouça o seu corpo. O cuidado com sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar.

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