"É tempo de reparar injustiças com um alimento de baixíssimo valor calórico", começa por dizer a DGS a propósito do lançamento de um novo livro de receitas com a sua chancela.

Isento de gordura e com elevada densidade de nutrientes protetores como os carotenóides e outros antioxidantes, a abóbora fornece mais potássio do que a banana e é uma importante ajuda para hipertensos, favorecendo a síntese de vitamina A no organismo. A abóbora é também um importante fornecedor de vitamina C.

Tão interessante como a sua mais valia nutricional é a sua plasticidade culinária, desde compotas e sobremesas até sopas e purés. "A abóbora serve de acompanhamento, é central em muitas sopas e torna-se complemento  de elevado qualidade, adicionando compostos com propriedades antioxidantes, vitaminas e minerais a qualquer prato da nossas gastronomia", adianta o organismo.

"Para nos ajudar a fazer esta ligação entre a gastronomia e a saúde, pedimos ao Chef Fábio Bernardino e à sua equipa, a produção de um conjunto de receitas que juntassem modernidade e tradição, tendo por base a abóbora e como condição a não adição, ou quase não adição, de sal e o respeito pelo equilíbrio nutricional", acrescenta.

Pode descarregue o livro de receitas aqui.

Veja ainda: Estes são os 20 legumes mais saudáveis