O sociólogo e catedrático Manuel Villaverde Cabral irá apresentar o livro Conversas no meu Consultório, do eminente cardiologista Fernando de Pádua, no próximo dia 29 de Setembro, Dia Mundial do Coração. A sessão será presidida por Maria de Belém Roseira e terá lugar na Casa do Coração, da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, em Lisboa, pelas 19:00 horas.

Nascido em Faro, em 1927, o Professor Fernando de Pádua licenciou-se em Medicina na Universidade de Lisboa. Mais tarde, graduou-se em Cardiologia pela Harvard University, em Boston, nos  EUA, e doutorou-se em Medicina e Cardiologia pela Faculdade de Medicina de Lisboa, onde é professor catedrático.

Fernando de Pádua fundou e presidiu a Fundação Portuguesa de Cardiologia, foi presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, da qual é sócio e presidente honorário, também se tornou um fellow da European Society of Cardilogy. O cardiologista também foi o fundador e presidente do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva e da Fundação Professor Fernando de Pádua, bem como coordenador científico, em Portugal, do Programa CINDI da Organização Mundial de Saúde.

Em Conversas no meu Consultório, o Professor Fernando de Pádua responde a dúvidas e medos sobre o coração através de conversas entre o médico e os pacientes: «Às vezes dói-me o coração. Será que tive um enfarte?» «Um sopro no coração. Vou ter de ser operada?» «Acha que vou ter um AVC? Dizem que tenho o colesterol alto...»...

Com este livro, o cardiologista procura ajudar os que querem ser mais saudáveis e motivar todos para a promoção da sua saúde e dos seus próximos, dando continuidade ao trabalho que sempre o destacou: aproximar a Medicina dos cidadãos.

O Dia Mundial do Coração foi estabelecido pela World Heart Federation em 2000, para passar a mensagem de que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo.

26 de setembro de 2011

Fonte: Âncora Editora