Uma técnica para deteção e monitorização precoce de metástases na axila e um sistema de estímulo elétrico para recuperação funcional de deficiências motoras foram as duas ideias que valeram a Ricardo Eleutério e Paulo de Melo os primeiros lugares, respetivamente, nas categorias de Mestrado e Doutoramento da 5ª edição do Fraunhofer Portugal Challenge.

A final do concurso de ideias decorreu na quarta-feira, dia 29 de outubro, com atribuição de prémios aos seis finalistas (três em cada categoria).

Os seis finalistas tiveram a oportunidade de apresentar e defender publicamente as suas ideias perante um júri constituído por sete elementos que representaram várias áreas como a indústria, o poder local, a investigação e o ensino.

Outros prémios

Para além dos dois projetos vencedores, foram também apresentadas outras ideias como uma plataforma online desenvolvida para o tratamento de doentes afásicos (2º lugar na categoria de Mestrados); um sistema de navegação para cegos (3º lugar na categoria de Mestrados); um software que auxilia músicos na manipulação de sinais áudio em contextos criativos (2º lugar na categoria de Doutoramentos); e uma plataforma para desenvolver circuitos integrados com tecnologias a-GIZO TFT (3º lugar na categoria de Doutoramentos).

Premiados na categoria de Mestrado

1º Prémio - Ricardo Eleutério (Universidade Nova de Lisboa) – “Microwave Imaging of the Axilla to Aid Breast Cancer Diagnosis”
2º Prémio - Anna Pompili (Instituto Superior Técnico) – “Speech and language technologies for aphasia therapy”
3º Prémio - Karen Duarte (Universidade de Coimbra) – “SmartGuia: Shopping Assistant for Blind People”

Premiados na categoria de Doutoramento

1º Prémio - Paulo de Melo (Instituto Superior Técnico) – “A Novel Functional Electrical Stimulation System and Strategies for Motor Rehabilitation”
2º Prémio - Gilberto Bernardes (Universidade do Porto) – “earGram: Composing Music by Selection”
3º Prémio - Pydi Ganga (Universidade do Porto) – “Transparent and/or flexible low-cost electronics with a-GIZO TFTs”

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.