As praias de Barcelona são desde há cinco anos um "supermercado de venda ilegal de comida e bebida", descreve o jornal espanhol El País.

Perante a inoperância das autoridades catalãs, o diário de referência enviou para análise uma amostra de cada um dos produtos vendidos nas praias da Barceloneta, na capital da Catalunha, e descobriu que a maioria dos produtos - apenas a sangria escapou - continha restos de E. coli em proporções elevadas.

A Escherichia coli ou simplesmente E. coli é uma bactéria fecal procedente do intestino de humanos e animais que pode provocar intoxicações alimentares e gastroenterites, entre outros problemas de saúde, potencialmente fatais em pessoas imunossuprimidas.

Comida mal refrigerada

As análises encomendadas pelo jornal ao laboratório MicroBac detetaram a presença destes coliformes em valores elevados em praticamente todos os produtos, para além dos mesmos serem vendidos a temperaturas superiores às estipuladas pelas normas europeias.

As regras ditam que uma empada, por exemplo, tem de ser mantida a uma temperatura de cerca de 8 graus centígrados, mas as vendidas na referida praia estavam a quase 30 graus, aumentando o risco de proliferação destas bactérias nocivas, escreve ainda o diário espanhol.