A Alemanha superou esta quinta-feira 10.000 casos de coronavírus, segundo o Instituto Robert Koch, responsável pela vigilância da epidemia no país, que confirmou um total de 10.999 contágios e 20 mortes.
Nas últimas 24 horas o país registrou 2.801 novos casos. A região de Renania do Norte-Westfalia (oeste) é a mais afetada, com 3.033 casos.
A chanceler Angela Merkel afirmou na quarta-feira à noite, numa mensagem à nação, que a pandemia representa para o país "o maior desafio desde a Segunda Guerra Mundial". Merkel ressaltou a importância de manter uma distância de segurança entre os cidadãos, embora o confinamento não tenha sido decretado até ao momento na Alemanha.
O discurso soou como uma última advertência antes de se recorrer a uma quarentena obrigatória, como já acontece em França, Itália e Espanha.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou ontem o número de casos confirmados de infeção para 642, mais 194 do que na terça-feira. O número de mortos no país subiu para dois. Dos casos confirmados, 553 estão a recuperar em casa e 89 estão internados, 20 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).
O boletim divulgado pela DGS assinala 5.067 casos suspeitos até hoje, dos quais 351 aguardavam resultado laboratorial. Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.
De acordo com o boletim, há 6.852 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde. Atualmente, há 24 cadeias de transmissão ativas em Portugal, mais cinco do que na terça-feira.
A Assembleia da República aprovou ontem o decreto de declaração do estado de emergência que lhe foi submetido pelo Presidente da República com o objetivo de combater a pandemia de Covid-19, após a proposta ter recebido pareceres favoráveis do Conselho de Estado e do Governo.
Portugal está em estado de alerta desde sexta-feira, e o Governo colocou os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.
Entre as medidas para conter a pandemia, o Governo suspendeu as atividades letivas presenciais em todas as escolas desde segunda-feira e impôs restrições em estabelecimentos comerciais e transportes, entre outras.
O Governo também anunciou o controlo de fronteiras terrestres com Espanha, passando a existir nove pontos de passagem e exclusivamente destinados para transporte de mercadorias e trabalhadores que tenham de se deslocar por razões profissionais.
O Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.
Acompanhe aqui, ao minuto, todas as informações sobre o novo coronavírus em Portugal e no mundo.
Comentários