António Costa deslocou-se hoje a Berlim onde janta pelas 18:30 (mais uma hora em Berlim) com a chefe do governo alemão, Angela Merkel. Para além das relações bilaterais, os dois chefes de estado vão discutir as principais questões políticas europeias e internacionais.
Numa conferência de imprensa conjunta antes do jantar, António Costa frisou que este é um “momento muito importante” para os dois países, “mas também para a Europa”.
“Um momento onde, mais uma vez, seja pela pandemia do coronavírus, seja pela crise migratória, seja pelos desafios globais que se colocam às nossas economias, mais do que nunca, é importante reafirmar a força da União Europeia”, salientou.
“É fundamental que os diferentes estados membros procurem trabalhar em conjunto, de forma a podermos concretizar aquilo que é uma agenda muito ambiciosa, aprovada pelo Conselho, o programa de uma nova Comissão, liderada por Ursula von der Leyen, e temos de criar condições para que possa concretizar bem o seu mandato”, concretizou o primeiro-ministro português.
A conferência de imprensa conjunta decorreu poucos minutos depois da Organização Mundial de Saúde ter declarado pandemia devido ao novo surto de coronavírus.
Na breve declaração conjunta, a chanceler alemã salientou ainda a importância de Portugal e Alemanha se “articularem” para “melhor preparar” a presidência conjunta da União Europeia que começa em julho.
Temas como as perspetivas financeiras e a preparação do Conselho Europeu, em que serão abordados temas como a digitalização, foram alguns dos tópicos destacados por Angela Merkel a abordar durante o encontro o António Costa a decorrer na Chancelaria Federal.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou hoje a doença Covid-19 como pandemia.
A DGS indicou hoje que o número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus que causa a doença Covid-19 subiu para 59, mais 18 do que os contabilizados na terça-feira.
A região Norte continua a registar o maior número de casos confirmados (36), seguida da Grande Lisboa (17) e das regiões Centro e do Algarve (três cada).
A Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.300 mortos em 28 países e territórios.
Acompanhe aqui, ao minuto, todas as informações sobre o novo coronavírus em Portugal e no mundo.
Comentários