Atento à estabilidade emocional e psicológica dos portugueses, mais suscetível ao impacto da conjuntura económico-social em contextos de crise, como o dos últimos anos, o psicólogo e psicoterapeuta Nuno Cristiano de Sousa criou o “Cogitando”, um projeto online pela saúde mental.
Com o intuito de promover a interação entre o público e as questões relacionadas com a esfera psicológica, desmistificando tabus e preconceitos associados ao foro mental e à psicoterapia analítica, o espaço conta com uma divulgação frequente de conteúdos inéditos que incidem sobre os mais variados temas, aplicados à realidade quotidiana. A atualização regular de artigos e notícias de relevo para a discussão é também uma das preocupações do projeto, que vê na sua diversidade uma mais-valia para todos aqueles que procuram compreender este universo e descobrir mais acerca de si.
Nuno C. Sousa, autor do portal que conta, hoje, com um site e uma página de Facebook, explica: “O Cogitando surge de uma necessidade de desmistificar o lado patológico da saúde mental e dos próprios conceitos que a ela estão ligados, muitas vezes usados de forma incorreta (e.g. depressão, recalcamento, bipolaridade). Mais do que clarificar, tornou-se importante a existência de um espaço que fomentasse a reflexão em torno dos mesmos. ‘Cogito ergo sum’, expressão que deu origem ao nome, identifica exatamente essa urgência do indivíduo se pensar e pensar para compreender o que quer mudar”.
Recentemente, foi adicionada uma nova ferramenta que possibilita uma interação direta e personalizada com o especialista. “Pergunte ao Psicólogo” permite ao visitante do espaço colocar dúvidas ou pedidos de esclarecimento específicos e adaptados à sua realidade, de forma simples e prática. As questões são confidenciais e respondidas publicamente, visando a clarificação da pergunta não só para o seu autor, mas para qualquer outra pessoa que se encontre em semelhante situação. Ainda que adaptadas e dirigidas ao seu destinatário, em exclusivo, pretende-se que a ajuda fornecida incentive outros a reconhecerem os mesmos processos.
O acesso ao portal poderá ser feito através de http://cogitando.nunosousa.pt/ e http://www.facebook.com/chadas6.
5 de fevereiro de 2012
@Guess What
Comentários