E se conseguisse manter a forma sem praticamente dar por isso? Se não faz desporto, tente, pelo menos, ter uma vida ativa com uma maior regularidade. Parece-lhe impossível? É mais fácil do que imagina! Mostramos-lhe, seguidamente, seis exercícios, validados por profissionais, que pode fazer enquanto executa as suas tarefas domésticas quotidianas. Uma forma original de tirar maior partido da sua vassoura e até mesmo do seu aspirador.

1. Glúteos no sítio

Debaixo do músculo dos glúteos, temos uma espécie de almofada de gordura, como muitos a descrevem, que é a responsável por dar uma forma arredondada a esta parte do corpo. Para moldar esta zona, contraia os glúteos várias vezes ao dia e, ao fazê-lo, mantenha a contração durante 30 segundos.

2. Abdominais firmes

Quando estiver em casa, ande em pontas dos pés e com as costas direitas, como se calçasse uns sapatos de salto alto imaginários. Contraia os músculos dos glúteos e dos abdominais ao mesmo tempo enquanto o faz.

3. Pernas mais esbeltas

Esqueça o elevador! Suba as escadas a pé. Defina o ritmo de acordo com a sua respiração. Inspire em quatro tempos ao mesmo tempo que sobe quatro degraus e expire também em quatro tempos, subindo os quatro degraus seguintes. A cada dia que passa aumente os tempos. Outra ideia? Suba os degraus dois a dois. Ainda é mais eficaz!

4. Costas direitas

Quando tiver que se baixar para apanhar alguma coisa do chão, não dobre as costas. Flita os joelhos e baixe-se na vertical. Pode atirar coisas para o chão e apanhá-las, depois, recorrendo a esta técnica, para fortalecer os músculos.

5. Corpo flexível

Ao aspirar, coloque-se em pontas dos pés com uma perna mais avançada. Estique, seguidamente, o braço com o aspirador para a frente e o outro para trás. Repita várias vezes estes gestos em cada uma das divisões.

6. Peito e ombros fortes

Segure o cabo da vassoura com uma mão em cada extremidade, mantendo os pés afastados à largura das ancas. Depois, suba a vassoura até ficar com os braços em linha reta. Inspire enquanto faz subir e expire enquanto faz descer a vassoura. Repita 10 vezes sempre que executar este exercício.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.