Um método revolucionário de fazer exercício está a conquistar cada vez mais adeptos. A sua missão é deixá-lo em forma, mesmo que se considere a pessoa mais sedentária do planeta. O seu trunfo para o conseguir passa por um sofisticado aparelho de fitness que remete para o treino do futuro. Se acha que suar é uma maçada e que todo o exercício que está disposto a fazer é ver montras ou futebol ao fim de semana, prepare-se para mudar o seu conceito de fitness.
O treino por vibração permite-lhe fazer um treino completo e intenso, sem verter um pingo de suor nem perder o fôlego. Como? Com exercícios próprios de 30 a 60 segundos, que consistem, basicamente, em manter o equilíbrio em cima de uma plataforma vibratória. Se você até tem uma veia desportista, mas o seu problema é não conseguir encaixar o exercício numa interminável jornada laboral, este treino vibratório também vai facilitar-lhe a vida.
Uma sessão demora entre 15 a 30 minutos e, como nem sequer transpira, ainda poupa o tempo do duche. Para além disso, inclui exercícios de massagem, profundamente relaxantes. O melhor? Este método de treino não só é um sonho tornado realidade para quem não tem tempo nem paciência para fazer exercício, como ainda ajuda a prevenir a osteoporose e a combater a celulite.
O segredo está na vibração
As plataformas vibratórias estão, por isso, a converter-se no equipamento estrela de centros de fitness e, até, de ginásios particulares em todo o mundo. Celebridades adeptas da boa forma, como Madonna e Cher, já as utilizam. Do que está à espera? Este revolucionário método de treino assenta na utilização de um engenhoso aparelho de fitness (plataforma vibratória), capaz de optimizar o trabalho muscular. Como?
O segredo está na vibração! O equipamento gera vibrações mecânicas (30 a 50 vibrações por segundo) que obrigam o corpo a contrair, reflexamente, os músculos para manter o equilíbrio (o número de contracções musculares, por segundo, é equivalente à frequência vibratória seleccionada, variando entre 30 e 50). De acordo com Sheila Ranchhod, formada em exercício e saúde, a exigência é grande.
Frequência vibratória do organismo não é afetada
O esforço não se fica atrás. «Isso corresponde a um recrutamento muscular constante de 95-97%, enquanto, num treino convencional, o recrutamento muscular vai dos 40% (atletas de fim-de-semana) aos 85% (atletas de elite), no máximo», refere. E a vibração é segura? Sim. Na verdade, tudo no mundo vibra, até o nosso organismo. Sheila Ranchhod, diretora científica da Power Plate em Portugal, a pioneira das plataformas vibratórias, garantiu-o em declarações à Ultimate Beauty.
Sheila Ranchhod explica que «a frequência de vibração produzida pela Power Plate estimula o corpo mas não perturba a própria frequência vibratória de cada tecido». Para além disso, «a amplitude dessa vibração é de baixo impacto articular, permitindo uma utilização segura», explica. É por isso que «pode ser utilizada, com benefícios, por pessoas descondicionadas, com limitações físicas, necessidades especiais ou idosas».
Texto: Fernanda Soares
Comentários