Os motivos para descuidarmos da imagem são múltiplos e diversificados e as razões para voltarmos à rotina saudável quase nunca vencem. Os meses de vida desregrada e inativa resultam em aumento de peso, perda de definição muscular, menor nível de energia e um leque variado de estados que se desenvolvem em doenças e que, em nada, beneficia o dia a dia e a prospeção de um futuro com qualidade de vida.

Mas nunca é tarde para começar, como diz o conhecido ditado popular! Para os momentos de pânico e para os que pretendem resultados rápidos, Alexandre Júnior, treinador pessoal e instrutor, criou o treino SOS que pode visualizar nesta galeria de imagens e que o irá ajudar a integrar, de forma simples, alguns exercícios na rotina diária e impedir que a sua linha seja incorrigível.

Plano de exercícios para a primeira semana

Faça um treino cardiovascular de 35 minutos no ginásio, usando os aparelhos de exercício cardiovasculares que prefere. De seguida, passe para a passadeira. Faça 12 minutos em ritmo moderado. Siga para a elíptica e faça um minuto em ritmo moderado. Repita três vezes. Este plano de exercícios deve ser executado três a quatro vezes por semana.

Plano de exercícios para a segunda, a terceira e a quarta semana

Depois do já habitual treino cardiovascular de 35 minutos, na passadeira faça 12 minutos em ritmo moderado. Complemente com um minuto em ritmo moderado na elíptica. Repita três vezes. Faça um intervalo de um minuto e prossiga com um agachamento air squat. Execute cinco séries com intervalos de 10 segundos entre cada série. Faça 20 repetições a um ritmo intenso e faça novamente um intervalo de um minuto.

Continue com um movimento de passada lateral com squat. Execute cinco séries com intervalos de 10 segundos entre cada série. Faça 20 repetições a um ritmo intenso. Depois de um novo intervalo de um minuto, faça abdominais (prancha). Alexandre Júnior, personal trainer e instrutor, recomenda cinco séries de 30 segundos com intervalos de 10 segundos entre cada série a um ritmo intenso.

Prossiga com uma série de abdominais com inclinação lateral. Execute cinco séries de 25 repetições com intervalos de 15 segundos entre cada série a um ritmo intenso. Este plano de exercícios deve ser executado três a quatro vezes por semana. No início da quinta semana, deve estabelecer um novo plano. Para ter a certeza de que vai adaptar um correto e adequado para si, o melhor é consultar previamente um especialista.