A natação, uma modalidade olímpica desde 1896 para os homens e desde 1912 para as mulheres, continua a ser um dos desportos mais acessíveis. Duas ou três sessões semanais são suficientes para obter benefícios para o organismo. A maioria dos exercícios não tem qualquer impacto nocivo nas articulações. É também uma forma de tonificar os músculos sem dor, além de melhorar a saúde cardiovascular e a função respiratória.
Tem ainda a vantagem de combater o stresse e a ansiedade. Apesar de ser considerado um desporto suave, a natação pode, consoante o estilo, consumir entre 545 a 680 calorias por hora. Aproveite os tempos livres para nadar e/ou fazer exercícios aquáticos que modelam e tonificam. Veja também a galeria de imagens de exercícios que pode fazer na piscina.
1. Dar pontapés dentro de água
Sentado em segurança, dobre e estique os joelhos alternadamente com as pontas dos pés estendidas. A força deve ser exercida para chutar a água para a frente e trazê-la em direcção ao glúteo pela sola do pé na flexão. Realize duas a três séries de 20 a 30 repetições, com 30 segundos de intervalo. Tenha em conta que, na praia, a ondulação dificulta a prática deste exercícios, pelo que é preferível executá-lo numa piscina.
2. Caminhar
Andar com a água pela cintura é um bom exercício de força e resistência. Ao empurrá-la com o seu corpo, modela as coxas e os glúteos. Faça-o durante cinco a dez minutos. A resistência das ondas do mar garante uma tonificação maior mas a piscina também é um local adequado para a prática deste exercício.
3. Crawl revigorante
Pratique crawl e nade de costas para trabalhar o corpo como um todo e para as fortalecer. Nade durante cerca de 10 minutos mas pare imediatamente se se começar a sentir cansado. Se sofre de dores nas costas, evite praticar bruços e mariposa. Nessa situação, a melhor opção é o crawl. Se souber nadar bem, pode arriscar fazê-lo no mar.
4. Exercício em pé
Numa zona sem pé e em posição vertical, abra e feche as pernas, mantendo os joelhos estendidos. Faça duas a três séries, de 20 a 30 repetições, com 30 segundos de intervalo.
5. Corrida com halteres
Esta é uma atividade que consome muitas calorias, aumenta a resistência física e tonifica os músculos. Pegue em dois halteres, um em cada mão. Depois, corra. Na piscina, faça percursos entre as duas extremidades mais afastadas. No mar, corra ao longo do areal com a água pelos tornozelos, tendo cuidado para evitar as ondas mais fortes.
Comentários