LÚCIO MENESES DE ALMEIDA
Médico Assistente Graduado de Saúde Pública
Presidente do Conselho Nacional de Ecologia e Promoção da Saúde da Ordem dos Médicos
Já ouviu falar da fruta do dragão (Dragon Fruit)? E da famosa fruta de nome Pitaya? Este nome já não lhe é estranho, verdade? Pois bem, a Pitaya, ou a fruta do dragão, é uma das frutas com a aparência mais exótica que podemos encontrar no mercado. E pode ser-lhe muito útil. Siga as recomendações da
A Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide (ANDAR) completa 29 anos hoje. Em entrevista ao HealthNews, a presidente, Arsisete Saraiva, e o fundador, António Vilar, disseram o que é que este dia significa para eles e para os doentes.
Em Portugal, o acesso dos investigadores a dados médicos cumpre as regras? Como certificar a idoneidade das fontes? O que é ser um bom investigador? Foram estas as perguntas que marcaram a nossa conversa com o Responsável pelo Acesso à Informação (RAI) na Unidade Local de Saúde São João (ULSSJ). Em
Alcançar resultados satisfatórios numa dieta de perda de peso nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes não basta o empenho em seguir um plano alimentar saudável. Há atitudes e comportamentos, alguns inconscientes, que boicotam os esforços e dificultam que alcancemos os objetivos desejados. Listam
Anos de acreditação “são anos mais trabalhosos, mas não é por ser este ano que nós fazemos mais ou que temos mais ou menos cuidado com aquilo que estabelecemos e com a forma como nos organizamos em termos de trabalho”. Este ano, o Hospital de Braga encetou mais um processo de renovação da Acreditaçã
No dia em que começa um novo ciclo na Associação Nacional das Farmácias (ANF), a presidente Ema Paulino disse ao HealthNews que também no novo ciclo político “há um papel importante para as farmácias”. “Estamos expectantes e muito disponíveis para trabalhar com este novo governo nessa ativação”, acr
O Mieloma Múltiplo é uma doença do sangue relativamente rara, que pode afectar os ossos, rins e outras células do sangue. Continua incurável, mas tem tido, nos últimos anos, tremendos avanços terapêuticos que têm melhorado muito o prognóstico.
O scanner de ressonância magnética (IRM) mais potente do mundo conseguiu digitalizar o cérebro com um nível de precisão jamais visto, anunciaram os responsáveis em França. O resultado pode ser decisivo para detectar doenças.
Desde 2023, a nadadora olímpica francesa Caroline Jouisse anota com frequência os seus ciclos menstruais no seu telemóvel, uma informação preciosa para os seus treinadores a poucos meses das Olimpíadas de Paris e um parâmetro cada vez mais estudado pelas federações desportivas.
LÚCIO MENESES DE ALMEIDA
Médico Assistente Graduado de Saúde Pública
Presidente do Conselho Nacional de Ecologia e Promoção da Saúde da Ordem dos Médicos
Para além da dificuldade no acesso de muitos doentes a cuidados multidisciplinares vocacionados para o tratamento das complicações dos AVCs, existe ainda uma grande necessidade de definir o melhor modelo de cuidados interdisciplinares e o treino dos profissionais de saúde envolvidos.
Lisboa vai acolher os torneios de qualificação do Campeonato Mundial de Fitboxing, uma modalidade em ascensão em Espanha e na Europa, que dão acesso à grande final na Caja Mágica, em Madrid.