Em destaque

Tarte banoffee com bolachas digestivas e queijo mascarpone

Esta deliciosa sobremesa é uma das especialidades da pastelaria britânica. O nome deriva da fusão dos dois ingredientes principais, a banana e o caramelo, toffee em anglo-saxão. Uma verdadeira perdição!

Ingredientes

Bolachas digestivas 250 gr
Manteiga 80 gr
Leite condensado magro 250 gr
Bananas 4
Natas 300 ml
Queijo mascarpone 150 gr
Açucar em pó 150 gr
Essência de baunilha líquida 3 gotas

Preparação

1. Triture as bolachas digestivas e misture-as com a manteiga, previamente derretida. Amasse até obter um preparado homogéneo.

2. Forre uma tarteira metálica com fundo amovível com papel vegetal. Espalhe a massa das bolachas pelo fundo e pelos lados da forma, cobrindo-os totalmente. Leve ao frigorífico durante duas horas para endurecer.

3. Cozinhe o leite condensado durante cerca de 30 minutos numa panela de pressão. Depois de cozido, deixe-o arrefecer antes de abrir o recipiente.

4. Bata as natas e adicione o açúcar aos poucos. Adicione, de seguida, o queijo mascarpone e a essência de baunilha e continue a bater até obter um preparado homogéneo.

5. Corte as bananas em fatias finas e reserve-as para uso posterior.

6. Retire a base da tarte do frigorífico e verta o leite condensado, espalhando-o uniformemente. De seguida, sobreponha-lhe as fatias de banana.

7. Adicione as natas, distribuindo-as pela tarte com a ajuda de uma espátula.

8. Leve novamente a tarte ao frigorífico durante duas horas. Sirva a tarte fria, fatiada depois de desenformada.

Dicas

Pode servir esta tarte decorada com raspas de chocolate e/ou framboesas frescas. Se preferir, polvilhe-a apenas com cacau em pó. Em vez de queijo mascarpone, pode usar a mesma quantidade de queijo fresco. O resultado final não difere muito.
Receita do parceiro

Em destaque