Este cereal originário da Etiópia, isento de glúten quando consumido em farinha, é muito rico em proteínas, em fibras e em cálcio. Se lhe apetece provar algo diferente, experimente!
1. Coloque o óleo de sésamo, a água, a farinha, o alho, o tomilho e a flor de sal numa panela e leve a ferver durante entre 15 a 18 minutos. Vá mexendo regularmente.
2. Coloque a mistura num tabuleiro e junte as chalotas e o manjericão fresco, cortado em juliana fina. Molde seis hambúrgueres.
3. Frite os hambúrgueres até ficarem dourados numa frigideira com um fio de azeite. Junte uma fatia de queijo a cada um e deixe derreter ligeiramente.
4. Para a maionese, coloque o tofu esmagado e o azeite e bata com a varinha mágica até obter um puré. Junte o manjericão seco, a flor de sal e a pimenta-preta.
5. Barre o pão com a maionese e junte a alface, o tomate e o hambúrguer. Termine com outra fatia de pão.
Dicas
Substitua a maionese de tofu por molho de tomate caseiro e adicione 50 g de pinhões aos hambúrgueres no momento em que colocar todos os ingredientes no pão. Esta receita tem o cunho de Nuno Queiroz Ribeiro, chef e autor do livro «Prazer de Comer, Prazer de Viver», publicado pela editora Matéria-Prima.