Em destaque

Caldeirada à tio feito

Amanham-se todos os peixes, cortam-se em postas, lavam-se muito bem e salpicam-se de sal grosso

Ingredientes

Pimenta branca q.b.
Azeite q.b.
Banha de porco q.b.
Colorau q.b.
Vinho branco verde q.b.
Alho q.b.
Aguardente velha 1 cálice
Batata 3000 g
Pimento 3000 g
Tomate 1000 g
Cebola 1000 g
Cerveja 1
Peixe 1/2 kg de cada espécie (Congro, Raia, Tamboril, Ruivo, Cação, Tremelicosas, Robalo,Sargo, Figado do Tamboril, Choco e ovas dos vários peixes amanhados)
Sal q.b.
Salsa q.b.
Louro q.b.

Preparação

Amanham-se todos os peixes, cortam-se em postas, lavam-se muito bem e salpicam-se de sal grosso. Depois de todos estes produtos preparados, colocam-se alternadamente dentro da caldeira (ou tacho) havendo o cuidado de a primeira e a última camada serem de cebola e tomate. Todos os produtos são colocados no tacho em cru, e só depois de estarem as camadas todas feitas é que vai ao lume. Ao fim de dez minutos de cozedura, regar com o vinho branco verde, acrescentar a cerveja e a aguardente. Deixar cozinhar por mais 30 minutos, tendo o cuidado de rodar o tacho. Manter a tampa sempre bem fechada para não perder vapor da cozedura e manter o aroma e o sabor a mar.

Dicas

Receita para 10 pessoas. Apresentada pela 1ª vez, pelo restaurante Meira de Vila Praia de Ancora, no inicio dos anos 80, quando da realização do 1º congresso dos Gastrónomos do Minho. Receita gentilmente cedida por Jorge Meira.
Receita do parceiro

Em destaque