com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €29,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Bolo mármore de matcha, chocolate e baunilha

"Fiquei maravilhada quando cortei a primeira fatia deste bolo, adorei as cores e o padrão. Quanto aos sabores, combinam na perfeição. Apesar do seu sabor natural amargo, o chá matcha fica delicioso em bolos ou sobremesas", diz-nos Patrícia Nascimento, autora desta receita.

Ingredientes

Farinha 360 g
Fermento em pó 2 colheres de chá
Chá matcha em pó 20 g
Cacau de boa qualidade 50 g
Manteiga com sal, à temperatura ambiente 250 g
Açúcar amarelo 400 g
Ovos M 6
Crème fraîche, à temperatura ambiente 200 g
Pasta de baunilha (ou extrato) 1 colher de chá
Sal uma pitada

Preparação

Pré-aqueça o forno a 180 ºC.

Peneire a farinha com o fermento e reserve. Unte uma forma grande de buraco (25 cm) com manteiga e polvilhe-a com farinha, ou pulverize-a com spray desmoldante.

Numa tacinha, dissolva o chá matcha com um pouco água quente, o suficiente para formar uma pasta. Noutra taça misture o cacau com um pouco de água quente, o suficiente para formar uma pasta. Reserve.

Bata a manteiga com o açúcar e a baunilha até obter um creme fofo, cerca de dez minutos.

Adicione um ovo de cada vez e bata bem entre cada adição. Junte o crème fraîche e bata até ficar homogéneo. Junte a farinha previamente peneirada, em três vezes, batendo na velocidade mais baixa até ficar homogéneo.

Tire metade da massa para uma taça e junte a mistura de cacau, mexendo até ficar com a cor homogénea. Tire outra metade da massa para uma taça e junte a mistura de chá matcha, mexendo até ficar com a cor homogénea. A massa restante será a de baunilha.

Deite alternadamente as três massas de cor diferente na forma. Bata a forma na bancada para retirar bolhas de ar e coloque no forno cerca de 45 minutos. Teste com o palito.

Deixe arrefecer dez minutos e desenforme. Polvilhe com chá matcha ou cacau em pó.

Esta receita é parte integrante do livro "Baunilha, bolos ao sabor das estações".

Receita do parceiro
J.M.A

Em destaque