Situada em Freixial de Cima, na freguesia da Ventosa, no concelho de Alenquer, a Quinta do Monte d'Oiro é o sonho de dois homens, pai e filho. Apaixonados pela vinha, pelas uvas e pelo que de melhor delas se extrai, criam néctares (muito) gastronómicos. Metade da produção é exportada.
Este ano, as festas de Lisboa e Porto estão de volta e os tão aguardados Santos Populares também podem ser celebrados com o Uber Eats. Depois de uma pausa de dois anos nas festas de rua, a aplicação de entregas ao domicílio criou novas oportunidades.
A Associação Vegetariana Portuguesa lançou um livro digital (e-book) que ajuda a reinventar a gastronomia portuguesa, recriando-a na forma de pratos tradicionais 100% vegetarianos.
De 10 a 13 de junho, Peso da Régua acolhe a segunda edição do Douro Wine City, iniciativa de entrada livre que contará com a presença de produtores, chefs, sommeliers, música ao vivo e sessões de showcooking.
O Festival de Gastronomia do Maranho regressa à vila da Sertã de 14 a 17 de julho. O certame tem como objetivo dar a conhecer aquela que é considerada uma das melhores iguarias do concelho, o Maranho.
Com uma vista panorâmica sobre o vale do rio Douro, a Quinta de Santa Teresa, localizada em Baião, na região dos Vinhos Verdes, convida para um piquenique com vinhos e sabores regionais.
A partir de uma experiência menos positiva, os autores de “Dieta para a Diabetes” encontraram um caminho na alimentação para combater os problemas que enfrentavam. Uma mudança à mesa que se repercutiu numa alteração para melhor nas suas vidas. Desta experiência nos dão conta no seu livro e acompanha
Mais de 70% da produção deste produtor vitivinícola do Alto Alentejo era, até 2020, exportada para a China. O surto viral de COVID-19 obrigou-o a olhar para o mercado nacional e para outros países com outros olhos. O novo rosé que acaba de lançar é a menina dos olhos do empresário.
Com a abertura de um novo food truck junto à praia de Valadares (Praia Sul), MyIced, marca nacional de gelados de iogurte, expande a sua rede de franchise desta feita em Vila Nova de Gaia.
Estes inovadores espaços de restauração são uma porta aberta para mundo sensorial. Para além de poder saborear uma bebida única que cumpre uma avaliação rigorosa até chegar à sua chávena, também pode ficar a saber mais sobre os processos de extração dos grãos que estão na sua origem.
Em Lisboa, o Bar Paradiso, do Lisbon Marriott Hotel, sugere-nos dias à beira da piscina, sob sombras que apelam à descontração e com uma seleção de petiscos e bebidos para saborear. As crianças contam com um menu especial preparado pelo chef.
Um festival gastronómico, uma rota gastronómica, apadrinhamento de cerejeiras, voos de balão, entre outras iniciativas, integram uma vez mais a Campanha da Cereja do Fundão, promovida pelo município local durante os meses de junho e julho. Um programa de atividades que transcende as fronteiras daque
É fruto? Qual a sua origem? Porque chamamos Fuji a um tipo específico de maçã? Um mundo de curiosidades neste quiz com dez perguntas, para dez respostas certeiras.
Os tradicionais festejos de Santo António e o verão à porta, dão o pretexto para a Praça, ainda em fase de projeto, abrir as suas portas em formato pop up nos meses de junho e julho. Aos fins de semana, ao final do dia, o Hub Criativo do Beato, em Lisboa, será local para descontrair da azáfama da s
A 10 de junho, todos os caminhos vão dar a Monforte: o Torre de Palma Wine Hotel irá receber a 4º edição do Wine Market, um mercado dedicado aos vinhos e produtores da região do Alentejo, famosa pelos seus néctares.
Até 30 junho, “A Rota Deliciosa de Baileys” corre mais de 20 espaços da capital com receitas originais que procuram demonstrar a versatilidade do licor. Cocktails reinventados, brownies, pavlovas, panquecas, gelados, donuts, bolos e muito mais, são algumas das delícias culinárias à prova.
A partir de agora, já é possível visitar a Casa Anadia e sentir de perto uma história que remonta ao séc. XVII. A visita inclui a prova de três azeites do produtor sediado em Abrantes.
O ciclo de eventos “São 7 na Eira” está de regresso ao restaurante Eira do Pato Ougado, em Oiã, Oliveira do Bairro. A terceira edição acontece sempre aos domingos no mês de junho, numa iniciativa que harmoniza boa mesa, vinhos e arte musical.
Fruto da sua relação histórica com o mar e como homenagem aos pescadores, a Pinhais, centenária conserveira de Matosinhos, lançou uma edição especial de conservas de sardinhas artesanais, em azeite, para assinalar o Dia Nacional do Pescador, celebrado a 31 de maio.
Inaugurado há pouco mais de um ano em Azeitão, ao lado da casa museu da empresa que lhe dá nome, o restaurante do produtor de vinhos (quase) bicentenário está a ultimar a carta de verão, que volta a ser pensada para partilhar. E, num futuro próximo, surgirá um novo espaço na capital.
O Gasshô, o primeiro supermercado biológico de Setúbal, prepara-se para ampliar o espaço que ocupa, lançar uma gama de marcas próprias e apostar ainda mais em sustentabilidade com a eliminação do desperdício alimentar, tudo através do financiamento ético em parceria com a GoParity.
Está na hora de procurar pelo martelo e treinar os passos de dança para celebrar o São João. A 23 de junho, sardinha e pimentos assados, carnes grelhadas e muitos outros sabores “obrigatórios” na noite mais longa do Porto não faltarão à mesa do Friends Kitchen.
Três novos vinhos marcam mais um capítulo da marca Paço dos Infantes escrito pela Família Cardoso, na Herdade da Lisboa. O respeito pelo terroir da Vidigueira e pela história do Alentejo traduzem-se num Garrafeira Branco, o primeiro topo de gama Paço dos Infantes, num Reserva Tinto e ainda num ODB V