“Pela primeira vez, além das melhores cervejas caseiras, o Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais vai escolher, sempre em prova cega e isenta, a Melhor Cerveja Artesanal Portuguesa à venda em 2022, para a qual a organização do concurso espera contar com a participação das melhores marcas de cerveja artesanal nacionais”, adianta o Cervejas do Mundo em comunicado.

Os interessados em participarem devem inscrever-se até ao dia 4 de dezembro no site do concurso. “Quer num caso quer noutro, as cervejas são avaliadas, em prova cega, por um painel de jurados composto por cervejeiros, juízes certificados, analistas sensoriais e especialistas ligados ao sector. A expectativa é grande o que não é alheio ao sempre crescente número de cervejas a concurso”, informa-nos a organização.

Para assinalar o 10º Aniversário do Concurso, a Fábrica de Cervejas Portuense vai ser palco, nos dias anteriores (5 a 9 de dezembro), de vários eventos de divulgação da cultura cervejeira a anunciar em breve, assim como o programa propriamente dito do concurso (nos dias 10 e 11) e os prémios. Neste último caso, “tal como nas edições anteriores, as receitas vencedoras de cada categoria na vertente caseira vão ser repercutidas em instalações de reconhecidas marcas cervejeiras nacionais (a anunciar)”.

O Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais é um evento organizado pelo Cervejas do Mundo – Fórum (grupo do Facebook com mais de 10 mil membros), e certificado pelo Beer Judge Certification Program, organização mundial de juízes de cerveja, criada em 1985, presente em mais de 50 países.

“Além de constituir um momento anual de confraternização da comunidade cervejeira nacional, o Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais é também uma oportunidade para os cervejeiros, sejam eles amadores ou profissionais, pegarem nas suas panelas e darem azo a experimentações e demonstrações da sua qualidade e mestria. O concurso procura ser, igualmente, um momento de alavancagem para novos projetos, incentivando-os a saírem da garagem de casa e a tornarem-se, quem sabe, num negócio e na próxima marca de cerveja artesanal em destaque”, conclui a organização.