O Mercado de Vinhos regressa ao Campo Pequeno entre os dias 11 e 13 de novembro, tendo a Bairrada como Região convidada. Esta é a maior região produtora de espumante em Portugal, produz 55% da totalidade dos espumantes do nosso país e certifica 3,5 milhões de garrafas. O Espumante Bairrada, região que conta já com 130 anos de experiência e progresso na espumantização, surge de uma cultura que é transversal a toda a população, e utiliza o genuíno método clássico, aprendido em Champagne. Mas a Bairrada não é só espumante, brancos frescos e aromáticos e tintos robustos fazem parte da oferta desta região.
A 9ª edição do Mercado de Vinhos, vai contar com uma novidade este ano: um concurso de vinhos que vai distinguir “A escolha do Mercado”. Coordenado pela Associação de Escanções de Portugal e numa seleção que será feita por um painel de júri constituído por um número mínimo de cinco profissionais qualificados com a categoria de Escanção/Imprensa, serão apreciados os vinhos submetidos pelos expositores presentes no evento.
Paralelamente, a parceria com a AEP engloba a presença de um conjunto de profissionais desta associação que estarão no auditório com as “Conversas e um copo de Vinho”, onde os visitantes se podem inscrever gratuitamente para os cursos de Iniciação à Prova.
Os visitantes do Mercado de Vinhos do Campo Pequeno poderão ainda conhecer a Exposição dos Aromas. Para além de informação sobre as castas portuguesas, esta exposição conta com vários elementos com os quais o público pode interagir desafiando-o a identificar os aromas característicos das diversas castas existentes e utilizadas na produção dos vinhos. Despertando os sentidos, e como se de um jogo se tratasse, o visitante aprende a identificar uma panóplia de aromas e sabores, descobrindo desta forma a essência dos vinhos.
O Mercado de Vinhos conta ainda com a parceria da ACIBEV, que no âmbito da iniciativa Wine in Moderation, apresenta duas ações de sensibilização e incentivo à moderação e responsabilidade no consumo do vinho, e alerta para os perigos de conduzir sob o efeito de bebidas alcoólicas. Para além da realização de testes de alcoolemia, os visitantes têm a possibilidade de simular a condução sob o efeito de diferentes taxas de alcoolemia, através de uns óculos.
O bilhete de entrada tem um valor de 5 euros sem copo e de 8 euros com copo.
Comentários