Os sabores genuínos da carne de porco, como o presunto, o chouriço, os rojões, o leitão e a orelha de porco vão acompanhar com o bolo do tacho, a broa de milho cozida nos tradicionais fornos a lenha, o caldo verde de Valença, uma das “7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal”.

Uma mesa minhota que se completa com a doçaria tradicional e os vinhos verdes locais. Dois dias em que será possível petiscar, comprar, apreciar e deliciar-se com vários pratos e petiscos serranos.

Do programa de animação do evento destaca-se a Pega ao Porco na lama, domingo 14 de junho, a partir das 17h30. Um recinto fechado, completamente enlameado e com porcos-bravos (javalis) convidará as várias equipas a demonstrar a sua destreza em agarrar o animal. Cada equipa será constituída por dois jogadores, podendo ser masculina ou feminina. Ganha a equipa que conseguir agarrar o porco no melhor tempo.

Do programa de animação consta, ainda, um encontro de folclore com grupos da região, concertinas e cantares ao desafio, preparação da Queimada Serrana e um passeio tt de jeeps.