“O bacalhau é o produto mais célebre da gastronomia valenciana” afirma o município local, acrescentando que o fiel-amigo “está sempre presente, a diário, em todos os restaurantes locais”. A especialidade é confecionada e apresentada em prato ou em tapas nas mais diversas formas.

Para o fim-de-semana de 19 a 21 de fevereiro o protagonista é o bacalhau à São Teotónio, numa homenagem ao primeiro santo português, natural de Valença.

Trata-se de uma receita de bacalhau frito sobre o qual se verte um refogado com azeite, cebola, tomate e alho. A confeção vai ao forno com a cebolada e um pouco de maionese. A acompanhar, ovo cozido, pimento e azeitonas.

Os 24 restaurantes que participam no evento vão levar à mesa, para além do prato de peixe, o caldo verde, com as boas rodelas de chouriço a enriquecerem o caldo.

Acompanham os borrachinhos de Valença, uma sobremesa da doçaria conventual à base de pão, canela, açúcar e raspa de limão, bem encharcado numa calda de mel, vinho tinto, canela, entre outros ingredientes.

Este fim-de-semana gastronómico é uma iniciativa da Câmara Municipal e do Turismo Porto Norte de Portugal.

https://www.facebook.com/municipiodevalenca/?fref=ts

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.