A obra, Prémio da Literatura Gastronómica 2007, atribuído pela Academia Portuguesa de Gastronomia, resulta da parceria entre Manuela Barbosa (vertente técnica) e Maria de Lourdes Modesto (receituário) e é a concretização de um projecto antigo sobre os grandes queijos tradicionais portugueses, reconhecidos com Denominação de Origem Protegida (DOP).
Serra da Estrela, Serpa, Azeitão, Beira-Baixa, Trás-os-Montes, Évora, Rabaçal, São Jorge, estão entre os “grandes” que merecem abordagem no presente título. As autoras detêm-se, ainda, em cerca de 30 queijos estrangeiros apreciados pelos portugueses.
Nas 250 páginas de Queijos Portugueses, obra publicada pela Verbo, as autoras explicam o processo de fabrico, desde a escolha do leite, à coagulação, moldagem e prensagem; a importância nutricional deste alimento; a apresentação dos pratos; os utensílios próprios para cortar diferentes tipos de queijo; a avaliação sensorial dos queijos (textura, forma, cor, cheiro e sabor); e a melhor maneira de os conservar.
As receitas não foram esquecidas e, deste modo, são apresentadas dezenas de propostas criativas.
A obra é ilustrada com fotografias de António Duarte Mil Homens, numa interpretação dos queijos na sua relação com o património humano e construído de cada região.
Este livro chega às livrarias com um preço de capa que ronda os 34,00 euros.
Queijos Portugueses...e europeus
Este artigo tem mais de 16 anos
Segredos, arte da confecção e prazeres de degustação dão o mote ao livro Queijos Portugueses.
Comentários