A obra, Prémio da Literatura Gastronómica 2007, atribuído pela Academia Portuguesa de Gastronomia, resulta da parceria entre Manuela Barbosa (vertente técnica) e Maria de Lourdes Modesto (receituário) e é a concretização de um projecto antigo sobre os grandes queijos tradicionais portugueses, reconhecidos com Denominação de Origem Protegida (DOP).
Serra da Estrela, Serpa, Azeitão, Beira-Baixa, Trás-os-Montes, Évora, Rabaçal, São Jorge, estão entre os “grandes” que merecem abordagem no presente título. As autoras detêm-se, ainda, em cerca de 30 queijos estrangeiros apreciados pelos portugueses.
Nas 250 páginas de Queijos Portugueses, obra publicada pela Verbo, as autoras explicam o processo de fabrico, desde a escolha do leite, à coagulação, moldagem e prensagem; a importância nutricional deste alimento; a apresentação dos pratos; os utensílios próprios para cortar diferentes tipos de queijo; a avaliação sensorial dos queijos (textura, forma, cor, cheiro e sabor); e a melhor maneira de os conservar.
As receitas não foram esquecidas e, deste modo, são apresentadas dezenas de propostas criativas.
A obra é ilustrada com fotografias de António Duarte Mil Homens, numa interpretação dos queijos na sua relação com o património humano e construído de cada região.
Este livro chega às livrarias com um preço de capa que ronda os 34,00 euros.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.