O vencedor deste concurso que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro, apresentou um prato composto por lombo de bacalhau, línguas de bacalhau, sopa de grelos, chispe de porco bísaro, crocante de alho e pêra do oeste.
Manuel Teixeira com 30 anos, é cozinheiro há sete anos e trabalha no Hotel Mélia Sol, em Vila Nova de Gaia. A maior fonte de inspiração para a receita vencedora foi a região transmontana.
O segundo lugar deste concurso coube a José Leitão do Lagoas Park Hotel em Oeiras, que apresentou o prato “Naco bacalhau C.A. assado em unto e boletus com torta de azeitona e espuma de tomate fumado”.Em terceiro lugar ficou Luís Bernardo do Hotel Bellavista em Albufeira com a receita “Trilogia das texturas da revolta do bacalhau”
O concurso, promovido pelo Clube MasterChef de Bacalhau da Noruega, desafia os maiores profissionais chefes de cozinha portugueses a apresentar receitas inovadores que utilizem o bacalhau salgado seco da Noruega e conciliem os valores da melhor tradição com os mais modernos métodos de confecção e apresentação.