Nesta V edição da Bienal do Azeite, para além do encontro em pleno centro cívico da cidade de Castelo Branco, na Devesa, numa troca de experiências em torno do “mundo do azeite”, será introduzido um “espaço aberto”, com a presença dos agentes do setor.

Outra novidade prende-se com o convite lançado à restauração local desafiando-a a incluir pratos à base de azeite nas suas ementas. Isto indo ao encontro de uma das temáticas centrais de Bienal do Azeite 2016, o “Azeite na Dieta Mediterrânica”. Uma abordagem que vai, inclusivamente, ser mote para a tertúlia agendada a 2 de julho (15h00).

Esta Bienal conta, ainda, com provas de queijo e azeite (a 1 e 2 de julho) e provas de azeite e azeitona (a 3 de julho).

A animação musical estará a cargo, entre outros de Jorge Palma e Sérgio Godinho (1 de julho/22h00) e Resistência (2 de julho/22h00).

Antecipando a realização da Bienal do Azeite, e no sentido de promover o evento, a Câmara Municipal de Castelo Branco organiza, a 23 de junho, uma ação de degustação de azeites nacionais e de produtos da Beira Baixa na Assembleia da República. Uma sessão aberta a todos os deputados, parceiros e agentes do setor.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística a produção nacional de azeite atingiu, em 2015, as 106 mil toneladas, o terceiro maior registo dos últimos cem anos.

Recorde-se que a Bienal do Azeite é um evento de carácter nacional, que envolve todas a regiões produtoras de azeite de Portugal e demais intervenientes da fileira. A organização do evento, que nas edições anteriores acolheu mais de cem expositores e contou com perto de 60 mil visitantes, está a cargo da Câmara Municipal de Castelo Branco, em parceria com a Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior, a Confraria do Azeite e a Casa do Azeite.

bienal do azeite

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.