“Tem um colesterol alto? Inclua no seu plano alimentar abacate, peixes como a sardinha ou o salmão. Sofre de hipertensão arterial? Consuma alimentos ricos em potássio e reduza o sódio. A sua azia causa-lhe desconforto? Tenha sempre amêndoas com pele torradas para ir comendo ao longo do dia. Se sofre de digestões difíceis tente acabar a refeição com uma fatia de abacaxi ou papaia”.

Estes, entre muitos outros, são os conselhos que a nutricionista Lillian Barros nos deixa no seu mais recente livro, “A Comida que Vai Mudar a Sua Vida” (edição Manuscrito). Alguns predicados de uma alimentação funcional, a que propicia, entre outros benefícios, “uma perda natural de peso, redução da inflamação crónica do organismo, prevenção de tendências hereditárias”. A autora reduz todos estes factos numa frase curta. “Mais qualidade de vida”.

No presente título, Lillian partilha os seus truques de cozinha para substituir alimentos que nos podem causar desconforto, encontrando soluções saudáveis para cada caso. Isto apontando-nos caminho para mais de 100 receitas saborosas.

Nutricionista Lillian Barros explica-nos em livro como pode a comida mudar-nos a vida
créditos: @Santa Melancia

Lillian Barros nasceu no Canadá mas desde cedo que vive em Portugal e considera-se portuguesa de sangue e de coração. Cresceu no Algarve, mas desde 2000 que é em Lisboa que passa a maior parte do tempo.

Licenciada em Ciências da Nutrição no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, o seu percurso académico levou-a até ao Reino Unido, onde frequentou, na Oxford Brookes University, o curso de Nutrition and Food Science.

Depois de ter sido diagnosticada com sarcoidose, uma doença autoimune, e de ter sido sujeita a vários tratamentos medicamentosos, percebeu que o peso é apenas o reflexo do nosso equilíbrio e que com a alimentação conseguimos fazer toda a diferença tanto na saúde como na balança.

Atualmente reparte a sua atividade profissional entre Lisboa e o Algarve, onde tem os seus consultórios. É, ainda, autora do blogue "Santa Melancia", onde partilha várias receitas, dicas e desabafos de uma mãe, mulher e nutricionista.

A obra chega às livrarias com o preço de 18,50 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.