Depois de ter apresentado a sua nova filosofia em “Receitas Saudáveis” e mostrado que é possível aplicá-la de forma eficaz e deliciosa às refeições familiares em “Receitas Saudáveis para toda a Família”, Jamie Oliver está de regresso com um novo livro: “5 Ingredientes – Receitas Fáceis & Rápidas” (Porto Editora).

O livro apresenta-nos mais de 130 receitas, divididas por capítulos simples de seguir – carne de porco, galinha, ovos, legumes, saladas, massas ou as inevitáveis sobremesas e doces. Uma obra que o chefe britânico dedica aos seus cinco filhos (coincidência, ou não, com o título do livro): Poppy, Daisy, Petal, Buddy, River.

Este novo livro de Jamie Oliver assegura que o leitor pode chegar a casa e, num instante, cozinhar um prato delicioso a partir de cinco ingredientes fáceis de encontrar e geralmente disponíveis nos nossos frigoríficos e despensas. Na maior parte dos casos, o resultado estará pronto a pôr na mesa em menos de trinta minutos, em certos casos não mais do que dez minutos. Além da conveniência, “5 Ingredientes – Receitas Fáceis & Rápidas” não esquece o compromisso do autor com as refeições saudáveis: cada sugestão é acompanhada por uma completa tabela nutricional e uma nota da equipa de nutricionistas que colaboram com Jamie Oliver ajuda a fazer as melhores escolhas.

“Ao ler o índice, verá que procurei cobrir todas as frentes: fazer receitas fabulosas com proteínas, enaltecer os fantásticos legumes; tornar as saladas ainda mais apelativas; criar pratos de peixe saborosos e sem stress; celebrar a humildade das massas; e ajudá-lo a dominar o jogo do arroz e dos noodles”. E, claro, as sobremesas, único capítulo onde Jamie abdicou de uma visão de dieta estritamente saudável.

O que encontramos, então, neste “5 Ingredientes – Receitas Fáceis & Rápidas”: por exemplo uma Alface recheada com frango que leva apenas a dita carne, manga madura, molho hoisin, alface e um punhado de grão da Índia. Já o Esparguete `superverde`, leva a massa, dentes de alho, couve, queijo Parmesão e Ricota. Já os saborosos Ovos estrelados asiáticos carecem apenas de cebolos, malaguetas, mistura de sementes de sésamo, molho hoisin e, obviamente, os ovos. A não perder os Camarões suculentos com manga, com o marisco, alho, caril em pó, chutney de manga e lima. Jamie surpreende-nos com umas Batatas-doces com cajun que, para além do tubérculo, junta alho, tempero cajun, iogurte grego e cebolos.

Jamie Oliver escreveu o seu livro de cozinha mais simples e prático de sempre

A criatividade de Jamie Oliver está bem patente ao longo das mais de 300 páginas do presente título. Seja num Lombo com gengibre, em Um hambúrguer sensacional, nas Tigelas de borrego, no Folhado de amêndoa, no Molho de rum & passas flambeado. Bom mesmo é folhear e encontrar um mundo novo de cozinha rápida, com zero de enfadonho e uma generosa pitada de saudável.

Diz-nos Jamie: “Quero que todos desfrutem do prazer de cozinhar e, uma vez munidos deste livro, acabaram-se as desculpas. Simplifiquei ao máximo a confeção de refeições espetaculares em prol da felicidade de celebrar cinco ingredientes, qualquer dia da semana e para qualquer ocasião - há de tudo, desde aquele jantar rápido numa noite de semana até àquele banquete de fim de semana com os amigos”.

Jamie Oliver, que começou a cozinhar no pub dos pais aos oito anos, conta com uma carreira de mais de 16 anos na televisão e edição de livros. O britânico, natural do Essex, tornou-se um fenómeno global em matéria de alimentação e promoção de campanhas. O chefe apoia obras e eventos de carácter social, como a Jamie Oliver Food Foundation (com ramos em Inglaterra, Estados Unidos e Austrália), e o Food Revolution Day (Dia Anual da Revolução Alimentar).

Entre os famosos restaurantes de Jamie, destacam-se o Barbecoa e o conjunto de restaurantes Jamie’s Italian, no Reino Unido e no estrangeiro. A sua extensa gama de produtos alimentares e não-alimentares é mundialmente reconhecida.

Jamie colabora no Jamie Magazine, a sua revista de culinária, aparece nos seus canais do YouTube Jamie Oliver’s Food Tube and Drinks Tube, tem 5 apps premiadas, e publicou até à data 17 livros de cozinha.

O presente título, com 320 páginas, chega aos escaparates com o preço de 24,50 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.