Descobrir o estado nutricional dos jovens europeus, desenvolver novos alimentos saudáveis e atractivos e orientar um programa que ajude a manter hábitos saudáveis ao longo da vida são os três principais objectivos do HELENA – Healthy Lifestyle in Europe by Nutrition in Adolescence.
“A adolescência é um período crucial na vida e implica múltiplas alterações a nível fisiológico e psico-sociológico, que afectam os hábitos e as necessidades nutricionais”, pode ler-se na apresentação do estudo. O projecto HELENA irá cruzar os dados obtidos por 25 universidades, institutos e empresas de 10 países europeus: Espanha (que lidera o estudo através da Universidade de Saragoça), França, Alemanha, Hungria, Grécia, Itália, Bélgica, Áustria, Suécia e Reino Unido. Os dados serão recolhidos através dos mesmos métodos por todas as entidades, para que se possa ter informação fiável e comparável sobre a alimentação de 300 jovens entre os 13 e os 16 anos, em toda a Europa.
Entre os aspectos abordados pelo estudo, destaca-se a dieta, os conhecimentos sobre nutrição e atitudes alimentares, as escolhas e preferências por certo tipo de alimentos, a composição corporal, o perfil metabólico, a actividade física e o genotipo dos participantes.
Mais informações no site http://www.helenastudy.com.