Este ano, pela primeira vez em muitas décadas, os Santos Populares não vão ter as suas festividades habituais. A pensar nisso, o projecto “The Art of Tasting Portugal”,  desafiou a restauração de Lisboa e do Porto a criar petiscos inspirados nos sabores desta época. Todos eles em versão take away.

Desta forma, de 8 a 14 de junho, em Lisboa, e de 22 a 28 de junho, no Porto, o cheiro a sardinha assada, a pimentos, a chouriço, broa ou a manjerico poderão “invadir” as nossas casas a boleia da iniciativa “puxar a brasa à nossa casa”.

Os restaurantes criaram petiscos com base nos principais sabores destas festas, como a sardinha, o pimento, o caldo verde, o chouriço, a broa, os caracóis, disponibilizando-os em regime take away, estando também disponíveis no serviço à carta nos restaurantes.

As regras de ouro para termos as melhores sardinhas na brasa
As regras de ouro para termos as melhores sardinhas na brasa
Ver artigo

Em Lisboa, estão confirmados vários restaurantes. Assim, a Tasca da Esquina e a Peixaria da Esquina, do chefe de cozinha Vítor Sobral, terão como petisco Atum salteado com orégãos e Camarão com alho e malagueta.

Na  Taberna da Rua das Flores, do chefe André Magalhães preparou  umas Empanadas de sardinha, que em época de Santos Populares querem prestar homenagem aos Tascos Galegos de Lisboa.

A chefe Marlene Vieira desafiou a criatividade e terá como petisco uma "Katsu Sando" de sardinha, uma sandes de sardinha frita, inspirada na street food japonesa e num prato nortenho chamado "costeleta de sardinha". Neste caso, a chefe troca a carne de porco por sardinha frita, pimentos e cebola.

No mesmo local onde faz o take-away, no SÁLA, o chefe de cozinha João Sá servirá um Trio de baos - um de sardinha e pimentos, outro de porco com amêijoa e outro de bifana.

Em Alcântara, o chefe André Fernandes, do ATTLA, bisa na proposta: tem Sardinha fumada, salada de batata e cebola avinagrada, espuma de caldeirada e coco para os que não dispensam o ingrediente-estrela da estação, e um mais ousado, Peixe rei frito, molho tártaro de flor de sabugueiro, kimchi de espargos.

Já a caminho do rio, na Taberna Albricoque, o chefe Bertílio Gomes preparou uns Caracóis à Algarvia.

Patrícia Dias, diretora-geral da Chefs Agency afirma que no âmbito do projecto “The Art of Tasting Portugal” (desenvolvido por aquela agência de comunicação), “todos os meses teremos ações relacionadas com os produtos de época e com as tradições nacionais, de forma a dinamizarmos os sectores económico, agrícola e turístico do país. A nossa grande missão é que a restauração nacional e, por consequência, a população em geral, dê prioridade ao receituário nacional e escolha apenas produtos de proximidade, com toda a qualidade que temos nos nossos sabores nacionais”.

No Porto, "os parceiros da ação ´Puxar a brasa à nossa casa` serão revelados em breve nas redes sociais do The Art of Tasting Portugal", informa a Chefs Agency.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.