Esteve inicialmente agendada para março, mas o estado de emergência e restrições impostas pela COVID-19 obrigaram a segunda edição da Porto Food.Week a encontrar novas datas. Desta forma, de 12 a 20 de junho, a Invicta vai viver a sua festa da gastronomia numa “safe edition”, como sublinha a organização, as Edições do Gosto.

Na realidade, os mais de 20 restaurantes participantes estarão de portas abertas – de acordo com as regras de segurança e higiene que preponderam neste momento -, com os menus especiais, os almoços e jantares temáticos. Contudo, as mesmas refeições vão estar disponíveis em formato take away ou entrega ao domicílio. Já as conversas em torno de temas ligados à gastronomia, passam a estar disponíveis em formato digital e vão decorrer nas redes sociais do evento.

No que toca aos jantares e almoços temáticos (para consulta aqui), um dos pontos fortes da Porto Food.Week, o arranque vai fazer-se a 12 de junho com “Francesinha à Mesa”, a na Cervejaria Brasão (Foz e Aliados) e no Terminal 4450. O menu inclui rissol de carne, francesinha com ovo e batata frita ou francesinha de vegetais com batata. Mousse de chocolate.

Os jantares prosseguem a 12 e 14 de junho com propostas de sobremesas, no caso concreto, as Rabanadas como mote para a reinterpretação por cinco chefes de cozinha. Rabanada, trufa e gelado de Queijo Serra da Estrela; Rabanada, nectarinas, manjericão e gelado de iogurte, estão entre as cinco propostas. Para provar no Terminal 4450.

Por sua vez, a 13 de junho o jantar traz como pretexto o “Novo Porto”, com um menu desenhado por três restaurantes da Invicta, o Atrevo, o Almeja e o Apego. Menu para degustar no restaurante ou em versão take away.

Um dia mais tarde, o almoço “Das Tripas Coração”, propõe uma celebração da cozinha da cidade, com as Tripas à Moda do Porto. Dois restaurantes clássicos participam na iniciativa, a Adega de S. Nicolau e o Líder. Não faltarão na ementa, os bolinhos de bacalhau e o pastel de camarão.

Já a 16 de junho, o jantar versa sobre “Moluscos e Bivalves”, salientando a relação do porto com a costa e o mar. O restaurante Semea by Euskalduna recebe a iniciativa.

Um dia mais tarde, o jantar vai fazer-se a quatro mãos, reunindo os chefes Pedro Braga e Nuno Castro, no restaurante Fava Tonka.

Entretanto, a 18 de junho, o jantar “GRL PWR” será orquestrado por mulheres que dão cartas na cozinha portuguesa. A refeição vai decorrer no restaurante Cruel. Uma mesa que contará com os contributos de Joana Duarte e Margarida Rego.

porto food.week
créditos: Porto Food.Week

O calendário de jantares e almoços completa-se com as iniciativas “Seleção 1927 e Petiscos” (19 de junho), nos restaurantes Bacalhau, Mito e Oficina, e a “Ordem da Cabidela” (20 de junho), no restaurante In Diferente.

Porque comer também é perceber o que se come, esta edição da Porto Food.Week apresenta sessões de demonstrações de cozinha a decorrerem na página de Instagram do evento. Rabanadas, pastelaria, vinho do Porto, estarão em destaque entre 12 e 19 de junho.

Este Porto Food.Week também se faz com conversas nas redes sociais, sempre no Facebook da iniciativa.

Assim, a 15 de junho (17h00), a “Crítica Gastronómica” estará em destaque: quais os critérios? quanta responsabilidade recai sobre quem critica? Levará a crítica a fazer com que os espaços alterem a sua essência, ou se moldem com base nos padrões de avaliação?

A 16 de junho (17h00) o debate incidirá no tema “Neuro Food Talk. Porque será que um mesmo alimento, com a mesma confeção, pode causar uma sensação extremamente positiva numa pessoa e exatamente o oposto noutra? O funcionamento do cérebro na alimentação e na forma como entendemos o ato de comer é algo ainda pouco compreendido. Nesta sessão perceber-se-á qual o impacto que aquilo que consumimos tem sobre as nossas emoções e, acima de tudo, qual o impacto que o nosso próprio cérebro tem na forma como processa a nossa alimentação.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.