“Receitas com Enlatados” salienta o facto de encontrarmos no mercado nacional uma grande diversidade de conservas de pescado e leguminosas, “que são alimentos de grande valor nutricional”.

Desta forma, o manual (pode descarregá-lo aqui) conta com “dezenas de receitas saudáveis, saborosas, rápidas e fáceis de preparar”, todas elas sugeridas pelo chefe de cozinha Fábio Bernardino. Os muitos pratos apresentados em capítulos de acordo com o tipo de alimento,  incluem alguns dos preferidos dos portugueses, como o atum, a sardinha, a cavala, a petinga, o grão e o feijão.

Nas confeções, encontramos, entre outras, Arroz de atum no forno, Esparguete de curgete, atum e lentilhas, Pão de atum e beringela, Empadão de cavala, Burrito de sardinha e couve-lombarda, Migas de frango e feijão, grão-de-bico com ovos escalfados.

“Devido à nossa reclusão em casa, com menos exercício físico e exposição solar, necessitamos das proteínas de elevada qualidade e dos minerais e vitaminas (como a vitamina D) presentes nas conservas de pescado. O mesmo poderíamos dizer das leguminosas que por estes dias podem ser um importante fator de equilíbrio no nosso dia alimentar, reduzindo o nosso apetite e contribuindo eficazmente para a ingestão de nutrientes com capacidades protetoras do nosso organismo”, sublinha o manual na apresentação.

Todas as receitas apresentam a declaração nutricional por pessoa, número de pratos que serve curiosidades e dicas sobre os alimentos em questão.

Acresce que a obra apresenta inúmeros conselhos práticos para a compra e utilização, como confirmar os prazos de validade, analisar os rótulos e optar pelas conservas com menor teor de sal.

Grão, feijão e ervilhas, os verdadeiros superalimentos estão em livro digital gratuito com 20 receitas
Grão, feijão e ervilhas, os verdadeiros superalimentos estão em livro digital gratuito com 20 receitas
Ver artigo

Já depois de abertas as conservas, conta-nos o guia, “escorra bem o conteúdo de forma a retirar o excesso de gordura, se for o caso”

No que toca à conservação, deve ser feita “num local fresco e seco, ao abrigo da luz. Depois de abertas, “caso não utilize de imediato, transfira o conteúdo para um recipiente apropriado de vidro ou outro material próprio e conserve no frigorífico por um período máximo de três dias”.

“As conservas sempre foram alimentos bastante procurados quando é necessário dispor de uma reserva alimentar de boa qualidade nutricional, segura e de grande durabilidade. No atual momento, em que compramos mais espaçadamente, estes alimentos voltam a ter uma grande importância na nossa alimentação”, lemos na apresentação à obra.

“Receitas com Enlatados” é uma publicação da DGS, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), e pela Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS).

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.