O Concurso Chefe Cozinheiro do Ano é promovido pela Revista Inter Magazine desde há 12 anos, com o apoio da Associação dos Cozinheiros e Pasteleiros de Portugal, sob a égide da World Association of Cooks Societies (WACS). O evento tem lugar, todos os anos, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, com o objectivo de apresentar produtos genuínos das regiões, com um toque de modernidade e de equilíbrio nutricional.
No caso de Tomasz Basyl, a ementa apresentada na final nacional do concurso era totalmente portuguesa. A composição que ganhou o primeiro lugar (medalha de prata) continha uma entrada de Salmonete Selado em Polvo de Meia Cura Assado sobre Arroz de Olhinhos e Redução de Vinho Tinto; o prato principal composta por Sela de Leitão de Porco Preto Assado sobre Pau de Louro, Enchidos de Carnes de Feijoada sobre os seus Legumes e uma deliciosa sobremesa de Babá de Alcaçuz embebido em Chá Verde dos Açores com Vinho de Colheita Tardia e Marmelo e Mousse de Queijo Fresco.
O segundo lugar (também medalha de prata) coube a Jorge Marques Machado, 26 anos, cozinheiro no Ritz Four Seasons, que apresentou uma entrada de Filete de salmonete com Cebolada sobre Carpacio de Bacalhau Fresco, um prato principal de Sela de Cabrito Recheada com Migas de Grelos e Amêijoas e uma sobremesa de Bolo de Poejos com Semi-Frio de Queijo Cabra e Mel, Redução de Vinho do Porto com Anis Estrelado. Em terceiro lugar (medalha de bronze) ficou Nuno Lopes Mendes, do Carlton Palace Hotel. A sua ementa consistia numa entrada de Caracoletas das Pedras Grelhadas em Pau de Orégãos e Albardadas de Cogumelos com Broa de Milho e Molho de Carabineiros, um prato principal de Sela de Coelho Bravo com Marinada de Ervas das Terras Altas e Recheio de Pezinhos de Leitão com Selva de Legumes e uma sobremesa de Crocante com Mousse de Queijo de Ovelha com Cardamomo e Azeitonas Galegas em Confim e Morangos Silvestres.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.