A ACPP (Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal) acaba de inaugurar a sua Biblioteca Gastronómica, um espaço único de informação, documentação e dinamização pedagógico-cultural, ligado à gastronomia nacional e internacional. Até agora, estão já disponíveis cerca de 1500 volumes relacionados com as diferentes áreas da gastronomia.”Até ao final do ano, virão mais 1000 livros de minha casa”, revelou ao Sabores Virgílio Gomes. Mas a biblioteca não ficará por aqui: “temos um plano de crescimento que permite ter 7 mil volumes neste espaço”.

O espólio cedido pelo gastrónomo, colecionado ao longo de 30 anos, é constituído por “40% de receitas e 60% de estudo e história da cozinha. É a retaguarda cultural da cozinha”, explica o autor, conhecido por sempre se ter recusado a emprestar os seus preciosos livros. “Eu continuo a não emprestar a ninguém. Eu doei para partilhar o conhecimento, é diferente”, adiantou Virgílio Gomes. “O contrato que existe com a Associação é que os livros não podem ser requisitados, podem ser consultados no local. Eu próprio virei aqui consultar quando me apetecer”, diz o professor de gastronomia que quer pôr os seus alunos a ler mais.

Outro atrativo da nova biblioteca é a digitalização dos trabalhos de Maria de Lourdes Modesto, que também esteve presente na inauguração. A pioneira na divulgação da cozinha portuguesa disponibilizou “milhares de receitas de todas as províncias e o receituário tradicional dos Açores e da Madeira”, confessando que as regiões de Trás-os-Montes e Alentejo são as mais volumosas.

Maria João Caldeira, da ACPP, acrescenta que a biblioteca constitui um “verdadeiro centro de aprendizagem e pesquisa”, dirigido a profissionais da área e não só. O projeto existente inclui a futura disponibilização da biblioteca no site da ACPP.

Morada: Rua de Sant`Ana à Lapa, nº 71 C

Horário: segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00.