Sobre a chef alentejana Maria José Sousa, autora do livro A Nossa Cozinha e alma do restaurante Taberna do Adro, em Vila Fernando, Elvas, escreveu o jornalista e cronista Miguel Esteves Cardoso: “Não são só as receitas simplesmente magníficas (e magnificamente simples) da Maria José Sousa que temos de aprender. É a maneira de viver, a maneira de viver a cozinha, e a maneira de viver a própria vida, neste país tão pequeno que só livros como este hão de salvar".

Maria José Sousa conduziu na televisão, no canal Casa e Cozinha, um programa com o nome do presente livro. Em A Nossa Cozinha (edição Casa das Letras), a autora partilha algumas das receitas mais acarinhadas pelos portugueses. Cheias de tradição, mas simples, para fazer em casa, são mostradas, tal como no programa, juntamente com as histórias que alimentam e recorda para cada uma delas.

Peixinhos da horta
Peixinhos da horta
Ver receita completa

Nada como começar uma refeição com uns Carapaus de escabeche ou uns Peixinhos da horta, ou aconchegarmos o estômago com uma Açorda alentejana com ovos e bacalhau ou Sopas de batata com beldroegas. Ou, por que não, presentearmos a nossa família e os mais próximos, num almoço de domingo, com uma Feijoada de chocos (à moda do Algarve) ou uma Meia-desfeita? E deliciarmo-nos com um Arroz de pato ou uma Galinha tostada com migas de tomate? Já para não falar de dificuldades em resistir às tradicionais Farófias ou a uma bela fatia de Sericá com ameixas de Elvas.

Bacalhau à Gomes de Sá
Bacalhau à Gomes de Sá
Ver receita completa

 “A memória de Maria José é o fermento da vida”, escreve Manuel Luís Goucha sobre esta “guardadora de sonhos e memórias” que perpetua a tradição, no que ela conserva de autêntico, verdadeiro e simples e, também por isso, de revolucionário.

a nossa cozinha
a nossa cozinha créditos: Casa das Letras

“Cozinhar com a memória é pôr o coração à frente de técnicas e medidas exatas. A cozinha de Maria José Sousa é também A Nossa Cozinha, aqui fixada com dedicação e carinho. Receitas intemporais que se podem fazer com alento em cada casa e apontamentos históricos que envolvem cada prato são serviço-público generoso de uma cozinheira que há 25 anos tem os braços abertos na Taberna do Adro. O seu reconhecimento é belo e merecido, por partilhar sabores profundos que fazem sentir os recantos do país com emoção e prazer. Maria José Sousa faz do simples fundamental: Amar Portugal!”, salienta o apresentador de televisão que, no caso vertente, assina a introdução do livro.

A obra chega aos escaparates com o preço de 20,61 euros.