Panquecas de cacau e pepitas de chocolate

Numa taça coloque os ingredientes secos: uma chávena e um terço de uma outra de farinha T55 sem fermento, cinco colheres de sobremesa de cacau em pó (sem açúcar), duas colheres de sobremesa de fermento em pó, um quatro de chávena de açúcar amarelo, uma pitada de sal marinho.

Noutra taça coloque os ingredientes líquidos: três colheres de sopa de óleo derretido, uma colher de sobremesa de aroma de baunilha, uma chávena e um quarto de outra de leite, um ovo. Mexa bem. Verta a mistura dos líquidos para os secos e misture bem. Junte as pepitas de chocolate preto.

Os sete passos para as panquecas perfeitas. E as receitas, naturalmente
Os sete passos para as panquecas perfeitas. E as receitas, naturalmente
Ver artigo

Aqueça uma frigideira antiaderente e use por exemplo a medida de um quarto de chávena para fazer as panquecas todas iguais.

Coloque a mistura na frigideira e deixe cozinhar até aparecerem ´bolhinhas´ na superfície (um ou dois minutos), vire e cozinhe mais um minuto.

Retire e vá colocando as panquecas uma a uma num prato bonito.

Sirva com fruta da época.

(Fonte: Blogue “Be Nice Make a Cake”)

Panquecas de cacau e pepitas de chocolate

Panquecas de chocolate sem complicações

Numa tigela misture uma colher de sopa de açúcar amarelo (facultativo), uma colher rasa de sal fino, uma chávena de farinha de trigo sem fermento, uma colher de sopa de cacau em pó, uma colher de chá de fermento e duas colheres de sopa de aveia.

Na mesma tigela vai, agora, adicionar os ingredientes líquidos: uma colher de sopa de (derretida no micro-ondas), um ovo e uma chávena de leite. Misture com os secos, envolvendo bem todos os alimentos. Entretanto, para melhores resultados, deixe a massa repousar 20 minutos. Se quiser a massa menos grossa pode passar já à fase seguinte.

No fogão, aqueça uma frigideira pequena, onde vai derreter uma colher de manteiga, com o cuidado de não a deixar queimar. De seguida, na frigideira, verta uma concha de sopa com a massa que preparou. Deixe cozer até que surjam bolhas à superfície da massa. É o momento de virar a panqueca e deixar cozer mais uns segundos.

Repita o processo até terminar a massa, tendo o cuidado de reforçar, se necessário, a manteiga na frigideira.

Quando prontas, pode servir as panquecas com xarope de ácer e com uma colherada de iogurte natural. Se for a gosto, decore com framboesas.

Panquecas de chocolate sem complicações

Panquecas com Nutella e molho de caramelo salgado

Preparar o molho de caramelo salgado, colocando três colheres de sopa de açúcar e três colheres de sopa de água ao lume num tacho de fundo espesso. Tapar e deixar ferver uns cinco a dez minutos e ir vigiando até atingir o tom de caramelo dourado, sem nunca mexer.

Apagar o lume quando sentir o cheiro bom do caramelo, sem deixar que fique muito escuro para não amargar.

Juntar três colheres de sopa de natas com cuidado (vai borbulhar), mexer bem com um batedor de varas e juntar a pitada de flor de sal, mexer e está pronto a usar. Com o passar do tempo e arrefecendo fica ligeiramente mais espesso.

Para as panquecas, numa taça grande colocar 210 g de farinha com fermento, uma colher de chá bem cheia de fermento, 40 g de açúcar amarelo e uma pitada de sal. Abrir um buraco no centro e colocar 320 ml de leite, 70 ml de azeite extra virgem, dois ovos batidos e duas gotas de extrato de baunilha. Bater muito bem até ficar sem grumos.

Untar uma frigideira pequena com azeite e levar ao lume. Quando estiver bem quente, colocar uma concha pequena de massa de panquecas. Deixar cozinhar a panqueca até formar bolhas à superfície. Nessa altura, virar a panqueca com uma espátula e deixar cozinhar por alguns segundos. Retirar e repetir até acabar a massa.

Para montar a torre de panquecas, colocar uma panqueca no centro de um prato de servir e barrar com Nutella. Sobrepor outra panqueca e repetir até terminarem as panquecas. Barrar o topo com Nutella. Verter por cima o molho de caramelo salgado e espalhar as avelãs tostadas e picadas grosseiramente.

(Fonte: Blogue “Ananás e Hortelã”)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.