Nos meses mais quentes, a mesa pede frescura. O Gaspacho, prato ligado à cozinha popular nacional no Alentejo e Algarve, dá uso sabedor a ingredientes simples, das hortas locais e com recurso a um ingrediente imprescindível nesta cozinha do Sul, o pão.
O resultado é uma sopa fria, que não exige fogão, e que revigora e refresca as papilas gustativas. O gaspacho parte de ingredientes tão singelos como o tomate, pepino e pimentos picados, regados com água fresca, temperado com alho, um fio de azeite e outro de vinagre, salpicado com orégãos.
Embora com variantes regionais, a preparação do gaspacho passa pelo piso do alho num almofariz, juntamente com o sal, até obter uma papa. Numa terrina, junta-se o azeite ao piso, o vinagre e os orégãos. Pelam-se os tomates, desfazem-se e juntam-se ao preparado. Finalmente, corta-se pepino e tomate em cubos, os pimentos em tiras finas, adicionam-se aos restantes ingredientes e verte-se água gelada. No final, acrescentam-se pedacinhos de pão duro.
“A receita pode variar consoante a zona do Alentejo, em Mértola, por exemplo, ao puré fresco de tomate junta-se pepino e presunto finamente picados. Esmaga-se alho com sal na terrina de servir o gaspacho e junta-se o puré de tomate que tem os pedacinhos de pepino e presunto. Polvilha-se com orégãos e é então que se junta azeite e vinagre, e por fim a água gelada. Depois adiciona-se pão cortado com as mãos, em pedaços pequenos”, lemos na publicação sobre produtos tradicionais portugueses, da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Passeados que estamos pela receita tradicional, sugerimos-lhe um trio de receitas inspiradas no gaspacho:
Gaspacho com melão
Haverá melhor opção para uma pausa a meio da tarde de um dia quente do que um autêntico cocktail saudável com os melhores vegetais da temporada?
Gaspacho de melancia e tomate
Um gaspacho, fresco e com o delicioso sabor da melancia. Pode levá-lo para um piquenique, para a praia e, porque não, para o trabalho.
Gaspacho de bacalhau com paio e ovo cozido
Com os vegetais mais frescos da estação, reproduza em casa esta sopa fria do chefe José Avillez.
Comentários