Nos meses mais quentes, a mesa pede frescura. O Gaspacho, prato ligado à cozinha popular nacional no Alentejo e Algarve, dá uso sabedor a ingredientes simples, das hortas locais e com recurso a um ingrediente imprescindível nesta cozinha do Sul, o pão.

O resultado é uma sopa fria, que não exige fogão, e que revigora e refresca as papilas gustativas. O gaspacho parte de ingredientes tão singelos como o tomate, pepino e pimentos picados, regados com água fresca, temperado com alho, um fio de azeite e outro de vinagre, salpicado com orégãos.

Embora com variantes regionais, a preparação do gaspacho passa pelo piso do alho num almofariz, juntamente com o sal, até obter uma papa. Numa terrina, junta-se o azeite ao piso, o vinagre e os orégãos. Pelam-se os tomates, desfazem-se e juntam-se ao preparado. Finalmente, corta-se pepino e tomate em cubos, os pimentos em tiras finas, adicionam-se aos restantes ingredientes e verte-se água gelada. No final, acrescentam-se pedacinhos de pão duro.

A receita pode variar consoante a zona do Alentejo, em Mértola, por exemplo, ao puré fresco de tomate junta-se pepino e presunto finamente picados. Esmaga-se alho com sal na terrina de servir o gaspacho e junta-se o puré de tomate que tem os pedacinhos de pepino e presunto. Polvilha-se com orégãos e é então que se junta azeite e vinagre, e por fim a água gelada. Depois adiciona-se pão cortado com as mãos, em pedaços pequenos”, lemos na publicação sobre produtos tradicionais portugueses, da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Gaspacho
Gaspacho
Ver receita completa

Passeados que estamos pela receita tradicional, sugerimos-lhe um trio de receitas inspiradas no gaspacho:

Gaspacho com melão

Haverá melhor opção para uma pausa a meio da tarde de um dia quente do que um autêntico cocktail saudável com os melhores vegetais da temporada?

Gaspacho com melão
Gaspacho com melão
Ver receita completa

Gaspacho de melancia e tomate

Um gaspacho, fresco e com o delicioso sabor da melancia. Pode levá-lo para um piquenique, para a praia e, porque não, para o trabalho.

Gaspacho de melancia e tomate
Gaspacho de melancia e tomate
Ver receita completa

Gaspacho de bacalhau com paio e ovo cozido

Com os vegetais mais frescos da estação, reproduza em casa esta sopa fria do chefe José Avillez.

Gaspacho de bacalhau com paio e ovo cozido
Gaspacho de bacalhau com paio e ovo cozido
Ver receita completa

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.