Não mais do que oito lugares é quanto pode encontrar neste que é um dos restaurantes mais exclusivos de cozinha japonesa em terras lusas. Para o Kanawaza, o chefe Paulo Morais, o primeiro sushiman português, transpõe perto de duas décadas de labor em torno da cozinha nipónica.

No menu kaiseki Paulo Morais traz-nos, ele mesmo (pois é o chefe quem recebe e conduz o jantar) um tipo de cozinha tradicionalmente japonesa, que equivale à alta cozinha ocidental e exprime, através de um menu de degustação, a estação e o lugar onde se encontra, sendo as técnicas de confeção e a apresentação dos pratos absolutamente rigorosas.

Por uma vez não se fale de Sushi, o Japão também é doçaria delicada e laboriosa
Por uma vez não se fale de Sushi, o Japão também é doçaria delicada e laboriosa
Ver artigo

Este mês de fevereiro, para além do Novilho Wagyu de Gunma, aquela que é tida como uma das carnes mais tenras do mundo, vamos encontrar na carta do Kanawaza, vários produtos de época, como o pomelo ou as azedas.

Como é habitual nos menus kaiseki, o primeiro momento é o Sakizuke (amuse-bouche), que este mês é composto por tofu e miso caseiros, sapateira e ovas de trufa. Segue-se o Mokuzuke, sashimi, que é sempre constituído por sete ou oito peixes frescos, e o Suimono, que em fevereiro é um consommé com dumplings de arroz gelatinoso com codorniz e foie gras.

O Hassun, que é o momento que melhor tem de reflectir a estação do ano e a criatividade do chefe, é o prato que se segue, mesmo antes do Shiizakana.

De seguida, vem o Sunomono, que este mês é uma torta de camarão com okara (miolo de feijão) e pomelo, e o Agemono, composto por tempura de lula dos Açores. O Sushi e o Misoshiro (sopa de miso) são os últimos momentos, mesmo antes da sobremesa, composta por uma pavlova com matcha (chá verde em pó) e gelado de azedas.

Melhor carne do mundo chega do Japão e aporta em Algés no restaurante Kanazawa

No Kanazawa existem quatro menus de degustação. O menu “Tasting” é o mais completo, uma vez que contempla os nove pratos do menu, uma harmonização de vinhos e tem o valor de 150,00 euros. O menu “Miyazaki”, que custa 100,00 euros, sem bebidas, é constituído por sete pratos.

O “Kanazawa” com seis pratos e um valor de 90,00 euros e o “Oyama” com cinco pratos e um valor de 60,00 euros.

Kanazawa

Rua Damião de Góis nº 3A, 1400-291 Lisboa

Telefone: 21 301 02 92

Horário: de segunda a sábado das 19h30 às 23h00

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.